Saúde

Com mais de 49 mil casos e 4 mortes, Rio decreta epidemia de dengue

Outros quatro estados e o DF estão em situação de emergência, em meio a surto de casos da doença no país

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, criou um Centro de Operações de Emergência de combate à doença -  (crédito: X/Reprodução/@claudiocastroRJ)
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, criou um Centro de Operações de Emergência de combate à doença - (crédito: X/Reprodução/@claudiocastroRJ)
postado em 21/02/2024 16:23 / atualizado em 21/02/2024 16:58

O estado do Rio de Janeiro decretou estado de emergência em saúde pública devido ao número de casos da dengue nesta quarta-feira (21/2). A formalização da situação crítica deverá ocorrer até amanhã, com a publicação do documento no Diário Oficial da União. Com isso, chega a seis o número de unidades federativas que estão em epidemia pela doença. 

De acordo com o governo fluminense, são mais de 49 mil casos de dengue neste ano, 20 vezes acima do esperado e com quatro mortes confirmadas. Em pouco mais de um mês e meio, o número de casos na unidade da Federação já representa 96% do total registrado durante 2023. A capital do Rio já estava em emergência para dengue desde o início do mês.

O governador do RJ, Cláudio Castro, informou que o estado tem atualmente 308 casos para 100 mil habitantes, o que configura uma epidemia. “Temos uma projeção de aumento de casos para as próximas seis a 10 semanas ainda. Num cenário positivo, seis semanas. Num cenário negativo, 10 semanas. Nossa previsão é um acumulado até maio na casa dos 150 mil casos. Teremos semanas difíceis ainda”, disse.

Nas redes sociais, o governo estadual anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde específico para a dengue, que vai unir todos os setores da saúde, inclusive a Vigilância Sanitária, e dará resposta mais rápida aos municípios. Haverá também plantão 24 horas do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) para apoiar a alta demanda de casos nas cidades. E ampliação para 22 salas de hidratação e reforço diário de médicos e enfermeiros nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) estaduais.

Outros estados

O Espírito Santo também declarou estado de emergência hoje, devido ao aumento de casos; 2 mortes já foram confirmadas. Total de casos no estado já passa de 19 mil, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, e as notificações semanais subiram mais de quatro vezes em relação à primeira semana do ano.

No início do mês, Goiás declarou situação de emergência em 3 de fevereiro, ao atingir 22.275 casos de dengue e duas mortes, o que representa um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023. Minas Gerais havia decretado epidemia em 28 de janeiro, quando atingiu 11,4 mil casos confirmados nas primeiras três semanas do ano.

O Distrito Federal, por sua vez, declarou epidemia em 25 de janeiro e segue sendo o líder de incidência por 100 mil habitantes no Brasil. Nas primeiras três semanas do ano, o DF chegou a 17.150 casos — aumento de 646% em relação ao mesmo período de 2023.

O Acre foi o primeiro estado a declarar situação de emergência por conta da dengue, ainda na primeira semana de 2024. Naqueles dias, o número de contaminados chegou a 1.205 — 800% a mais que no mesmo período no ano anterior, que registrou 133 infectados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação