Imunização

Vacinação contra a dengue será ampliada para 12 anos a partir de abril

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma que aguarda cronograma do laboratório Takeda para definir entrega de doses

Zé Gotinha participou do lançamento da campanha contra a dengue nas escolas em uma instituições do Sol Nascente, nesta quarta -  (crédito: Marcelo Ferreira/C.B./D.A. Press)
Zé Gotinha participou do lançamento da campanha contra a dengue nas escolas em uma instituições do Sol Nascente, nesta quarta - (crédito: Marcelo Ferreira/C.B./D.A. Press)
postado em 21/02/2024 11:54 / atualizado em 21/02/2024 11:55

O Ministério da Saúde afirmou, nesta quarta-feira (21/2), que crianças com 12 anos devem começar a ser vacinadas a partir de abril. A depender do número de doses disponíveis, a faixa etária pode ser estendida até os 13 anos. O anúncio foi feito durante o lançamento da campanha contra a dengue nas escolas, em uma instituição do Sol Nascente.

“Teremos os 521 municípios [definidos pelo ministério como prioritários] até o final de março vacinando 10 e 11 anos. Nós dependemos do cronograma da empresa Takeda e acreditamos que, com a entrega deles final de março, começaremos a distribuir no início de abril [mais doses]. Nós ainda não sabemos se iremos fazer 12 anos ou 12 e 13 anos, porque depende da quantidade que eles mandarem”, afirmou a secretária de Saúde e Meio Ambiente, Ethel Maciel.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reiterou que aguarda a fabricante da Qdenga, a Takeda, enviar cronograma com o número de doses que serão disponibilizadas. “A vacinação ocorreria independente do surto de dengue que estamos vivendo. E também, como tenho reiterado, [é necessário] situar a importância da vacina a médio e longo prazo, e a importância da prevenção hoje”, finalizou. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação