SAÚDE

Vacina atualizada contra covid-19 será aplicada em abril, diz ministra da Saúde

De acordo com Nísia Trindade, a covid segue sendo um "problema de saúde pública", mesmo que o país não esteja em emergência para doença neste momento

"A vacina atualizada (contra a ) covid significa a maior capacidade de resposta frente às variantes do vírus", afirmou a ministra - (crédito: Ministério da Saúde/Divulgação)
postado em 05/03/2024 19:24

A vacina atualizada da covid-19, chamada XBB, começará a ser aplicada em grupos prioritários a partir de abril. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (5/3).

“A vacina atualizada (contra) covid significa a maior capacidade de resposta frente às variantes do vírus. Já temos definida essa aquisição da vacina (XBB), que deve chegar para nós no final de março. Então, a partir de abril, estaremos fazendo essa vacinação”, afirmou a ministra.

De acordo com Trindade, a covid segue sendo um “problema de saúde pública”, mesmo que o país não esteja em emergência para doença neste momento. “Estamos enfrentando esse grande desafio da dengue, que é uma preocupação de saúde pública, mas, nós estamos enfrentando essa questão junto ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza e também covid-19”, pontuou.

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, os grupos prioritários serão os primeiros vacinados.

A vacina XBB foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa), em janeiro deste ano, para pessoas acima de 12 anos. Ela possui duas doses com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Este imunizante previne da variante XBB 1.5 do vírus Sars-CoV-2.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação