METEOROLOGIA

Onda de calor: veja as temperaturas mais altas registradas até agora

Apesar de cinco estados terem recebido alerta de onda de calor, várias cidades de outras unidades da Federação apresentaram temperaturas próximas aos 40°C; confira

Das 10 cidades com maiores temperaturas, três estão em estado que está sob alerta da onda de calor -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Das 10 cidades com maiores temperaturas, três estão em estado que está sob alerta da onda de calor - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 13/03/2024 10:45 / atualizado em 13/03/2024 10:46

Com alerta de onda de calor em vários estados brasileiros, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou as temperaturas mais altas registradas no país na terça-feira (12/3). Das 10 cidades com maiores temperaturas, três estão em estado sob alerta de temperaturas extremas.

Emitido na terça-feira, o alerta laranja, que significa perigo de onda de calor, vale para Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O risco de temperaturas altas vai até sexta-feira (15).

Contudo, o município de Pão de Açúcar, em Alagoas, foi o que apresentou a maior temperatura, batendo 39,6°C no dia. As cidades de Cipó e Ribeira do Amparo, na Bahia, e Boa Vista, em Roraima, também tiveram temperaturas altas, mesmo sem o alerta da onda de calor — 38,6°C, 38,2°C e 38,1°C, respectivamente.

As cidades que mais apresentaram altas temperaturas e que estavam na zona de risco da onda de calor foram em Mato Grosso do Sul, representando três de das 10 cidades com maiores temperaturas: Corumbá (38,8°C), Jardim (38,5°C) e Aquidauana (37,8°C).

  • Maiores temperaturas registradas pelo Inmet em 12 de março de 2024
    Maiores temperaturas registradas pelo Inmet em 12 de março de 2024 Reprodução/Inmet

Nesta quarta-feira (13), o Inmet atualizou o alerta de onda de calor para o Brasil, tirando São Paulo da previsão. Assim, os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão mais no risco de altas temperaturas.

Dicas para proteger-se do calor:

  • Proteção, chapéu, protetor, camisa;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha; sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuros;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Use roupas leves e que não retêm muito calor;
  • Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;
  • Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;
  • Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados;
  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação