PÁSCOA

Coelho de Páscoa: veterinário alerta sobre presentear com pets

O pet requer diversos cuidados e demandas; as altas taxas de abandono acendem um alerta sobre ser responsável por outro ser vivo

muitas pessoas presenteiam coelhos na pascoa  -  (crédito: Reprodução Unsplash )
muitas pessoas presenteiam coelhos na pascoa - (crédito: Reprodução Unsplash )
postado em 26/03/2024 11:01 / atualizado em 26/03/2024 15:18

A Páscoa está chegando e não tem como automaticamente não lembrar do coelhinho. Diretamente associado a data, o coelho está entre os presentes mais populares na celebração. Mas se engana quem acredita que presentear um ente querido com um pet é uma atitude louvável. Afinal de contas, coelhos são seres vivos e demandam diversos cuidados.

"Estamos falando de uma vida não um objeto. Um coelho vai viver em média de seis a oito anos, dependendo da espécie. É preciso ter cuidados, levar ao veterinário, cuidar da alimentação, saúde, higiene, tudo isso exige demandas, é preciso ter responsabilidades", explica o médico veterinário Phelipe A. Medeiros.

O número de abandonos após a Páscoa cresce consideravelmente. Muitos são deixados em lixeiras, praças e parques, onde acabam morrendo de frio, fome, atropelados ou atacados por outros animais.

"O ideal é a pessoa dispor de recursos, para se um dia o coelho ficar doente conseguir levar ao veterinário, disponibilidade de ração, feno e alimentação adequada para o animal", acrescenta o especialista. "E além de tudo, o animal precisa de atenção e carinho"

Nas redes sociais, o grupo Grupo de Apoio aos Coelhos (GAC) tem a missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar dos coelhos, eliminando situações de abandono e negligência por meio da assistência direta aos pets e tutores, bem como a informação e conscientização. O grupo foi criado em 2016 por quatro amigas que se uniram para lutar pelos direitos dos coelhos.

Confira alguns cuidados para se ter com os coelhos

Não é só de cenoura e alface que vivem os coelhos. A alimentação precisa ser equilibrada e indicada por um médico veterinário especialista em animais silvestres.

Lembre-se que o animal gosta de ficar em contato com o jardim e com a família. É importante encontrar um local de descanso apropriado para o pet e não deixa-lo sempre na gaiola.

Os coelhos pertencem a ordem Lagomorpha e assim como os roedores, tem os seus dentes crescendo durante toda a vida. por isso eles precisam consumir alimentos como o feno para ajudar no desgaste dos dentes.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação