VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Vereador na Bahia pede homenagem póstuma a feminicida

Caso ocorreu na Câmara de Feira de Santana. José Carneiro (MDB) pediu, sem sucesso, "um minuto de silêncio" a homem que matou esposa

Embora houvesse o pedido do vereador José Carneiro, a Câmara de Feira de Santana não realizou a homenagem ao homem que assassinou a mulher -  (crédito: Divulgação/Câmara Feira de Santana)
Embora houvesse o pedido do vereador José Carneiro, a Câmara de Feira de Santana não realizou a homenagem ao homem que assassinou a mulher - (crédito: Divulgação/Câmara Feira de Santana)
postado em 28/03/2024 21:06 / atualizado em 28/03/2024 21:06

Um vereador da cidade baiana de Feira de Santana, cidade distante 115km de Salvador, pediu à Câmara uma homenagem póstuma a um homem suspeito de ter assassinado a mulher. O caso, classificado como feminicídio pela Polícia Civil da Bahia, ocorreu em 21 de março. O suposto assassino — um guarda civil de uma cidade vizinha à Feira — se matou.

O pedido foi negado pela Câmara e repudiado pelos colegas da Casa. A homenagem proposta pelo vereador José Carneiro (MDB) seria um minuto de silêncio ao feminicida. Segundo o político, o homem era uma pessoa de bem e matou a mulher porque estava em um momento de “fraqueza”.

A atitude do vereador foi prontamente questionada por colegas da Câmara de Feira de Santana. O vereador Jhonatas Monteiro (PSol) foi um dos políticos a repudiar a ação. Ele afirmou que, se tivesse de ter “um minuto de silêncio” na Casa, tinha de ser à vítima do feminicídio, não ao algoz.

"Não acredito que é cabível, especialmente no mês de março, marcado pelo Dia Internacional das Lutas das Mulheres, a Câmara Municipal conceder um minuto de silêncio em relação a isso. Se houver um minuto de silêncio, deve ser em homenagem a Geisa de Assunção Santiago, de 42 anos, barbaramente assassinada", rebateu o Jhonatas.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jhonatas Monteiro (@jhonataspsol)

Vereador se desculpou

A proposta de homenagem a um suspeito de feminicídio caiu mal em Feira de Santana. O vereador se retratou nas redes sociais. "Todo ser humano é capaz de erros e acertos e hoje, ao chegar na Câmara Municipal, fui bastante infeliz quando quis homenagear um cidadão que tirou a vida da sua esposa e depois tirou a própria vida", afirmou o político.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação