A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14/8), a Operação Estafeta, com o objetivo de apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro praticados por organização criminosa com indícios de atuação na administração pública do município de São Bernardo do Campo (SP).
Um dos alvos é o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos). Segundo o g1, a justiça determinou o afastamento dele do cargo por um ano e o uso de tornozeleira eletrônica.
Policiais federais cumprem duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.
As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, incluem ainda o afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico. As investigações tiveram início em julho de 2025, a partir da apreensão de R$ 14 milhões em espécie (entre reais e dólares norte-americanos) na posse de um servidor público suspeito de integrar organização criminosa.
Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo disse que irá colaborar com todas as informações necessárias em relação ao caso. "A gestão municipal é a principal interessada para que tudo seja devidamente apurado. Reforçamos que o episódio não afeta os serviços na cidade", afirmou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Brasil EUA revogam visto de brasileiros que participaram da criação do programa Mais Médicos
-
Brasil Padilha divulga novas camisinhas do SUS em vídeo inspirado em Taylor Swift
-
Brasil Imagem de câmera de segurança mostra gari logo depois de ser baleado
-
Brasil Esquerda e direita têm visão reducionista sobre segurança pública, diz procurador
-
Brasil Por que Sidney Oliveira foi preso e mais 7 perguntas para entender o caso
-
Brasil Carga com 148 kg de ratos, cobras, aves e plantas é apreendida em aeroporto
