Megaoperação nacional contra o tráfico de animais silvestres foi deflagrada nesta quarta-feira (29/10) em 11 estados. A ação é coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
De acordo com o Ministério Público, a operação revelou que uma organização criminosa capturava os animais silvestres da Bahia e do norte de Minas Gerais para, posteriormente, transportá-los ao interior do Rio de Janeiro. Algumas das organizações atuavam em âmbito local ou regional.
Até o momento, foram cumpridos 116 mandados, com 18 prisões — 11 em flagrante e 7 com mandado, além de 36 fiscalizações administrativas. Também foram apreendidos 755 animais, bem como armas de fogos, munições, 37 celulares, gaiolas, automóveis e documentos falsos.
Além do crime ambiental, os suspeitos estão sendo investigados por receptação, falsificação de documentos públicos, maus-tratos, lavagem de dinheiro, introdução de espécies exóticas e associação criminosa.
Além de Minas Gerais, integram a operação os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Brasil MPF pede acesso a todos os dados da perícia dos corpos de vítimas de megaoperação no Rio em até 48h
-
Brasil O aumento do consumo de cocaína no mundo que está dando mais poder a facções brasileiras
-
Brasil Como fuzis importados chegam às mãos do crime organizado no Brasil
-
Brasil Balanço da Polícia Civil confirma 119 mortes em megaoperação no Rio
-
Brasil O que é GLO, que está na mesa do governo em crise do Rio?
-
Brasil Megaoperação no Rio deixa 132 mortos, diz Defensoria Pública
