O lançamento do foguete HANBIT-Nano, previsto para ocorrer nesta quarta-feira (17/12) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi adiado por questões técnicas. A informação foi confirmada pela empresa sul-coreana Innospace à Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
De acordo com o comunicado, a primeira tentativa estava programada para as 15h45 (horário de Brasília), mas não será realizada. A Innospace informou que uma nova tentativa de lançamento está prevista para a próxima sexta-feira (19/12), às 15h34, respeitando a janela operacional atualmente em vigor, que se estende até o dia 22 de dezembro.
Leia também: Já está valendo: hotéis passam a adotar diária de 24 horas em todo o país
Em nota, a Força Aérea Brasileira destacou que todas as infraestruturas, sistemas e equipes técnicas permanecem plenamente operacionais no Centro de Lançamento de Alcântara. Segundo a FAB, o suporte necessário para a operação segue garantido, em coordenação com os demais órgãos envolvidos no processo.
O lançamento do HANBIT-Nano é considerado um marco para o setor aeroespacial brasileiro por envolver uma parceria internacional e reforçar o papel estratégico da base de Alcântara, localizada em uma posição privilegiada próxima à Linha do Equador, o que reduz custos e amplia a eficiência das operações espaciais.
Saiba Mais
-
Mariana Morais Bruna Marquezine é destaque na imprensa dos EUA por suposto affair com Shawn Mendes
-
Flipar Asteroide que avança em direção à Terra pode cair na América do Sul
-
Flipar Monsenhor Waldir, tio do humorista Tom Cavalcante, pode se tornar santo
-
Brasil Padre Júlio Lancellotti proibido de fazer lives: quando e como a Igreja censura seus religiosos
-
Mundo Os 200 anos do plano que transformou América Latina em 'quintal dos EUA'
-
Flipar Polícia aponta filho como autor da morte de Rob Reiner e da esposa
