OPINIÃO

58% dos brasileiros temem ação militar dos EUA no Brasil, diz Quaest

Levantamento mostra que 58% dos entrevistados temem que Estados Unidos adotem medidas semelhantes às recentes ações contra a Venezuela e destaca avaliações sobre postura do governo Lula

 New York/EUA - 05/12/2026 - MUNDO - Na corte americana, Casal Maduro se declara inocente em audiência no Tribunal Distrital Federal de Manhattan em New York nos EUA. -  (crédito:  RS/Fotos Publicas)
New York/EUA - 05/12/2026 - MUNDO - Na corte americana, Casal Maduro se declara inocente em audiência no Tribunal Distrital Federal de Manhattan em New York nos EUA. - (crédito: RS/Fotos Publicas)

O instituto Genial/Quaest divulgou, na manhã desta quinta-feira (15/1) uma pesquisa que revelou que 58% dos brasileiros tem receio de que os Estados Unidos realizem uma ação militar no Brasil semelhante à intervenção ocorrida na Venezuela no início de janeiro. Outros 40% disseram não ter esse medo, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 11 de janeiro, com 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, em entrevistas presenciais domiciliares. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro estimada em 2 pontos percentuais.

A preocupação entre os brasileiros surge após recente ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, em que forças norte-americanas capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro e a esposa no dia 3 de janeiro. Eles foram levados para Nova York, onde respondem a processos judiciais federais. Segundo as autoridades dos EUA, Maduro seria responsável por tráfico internacional de drogas e narcoterrorismo. Acusações que o venezuelano nega.

O episódio gerou críticas sobre violação de soberania e debate sobre legalidade internacional da intervenção.

 

Quaest: após ação dos EUA na Venezuela, 58% dos brasileiros dizem temer algo parecido no Brasil
Quaest: após ação dos EUA na Venezuela, 58% dos brasileiros dizem temer algo parecido no Brasil (foto: Quaest/Divulgação)

Avaliação da atuação do Brasil

Além da pergunta sobre o temor de uma ação semelhante em solo brasileiro, a pesquisa perguntou como os entrevistados avaliam a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante das ações dos EUA contra a Venezuela.

  • 51% consideraram a postura de Lula “errada”;

  • 37% avaliaram que o presidente agiu corretamente;

  •  12% não souberam ou preferiram não responder.

Perguntados sobre eventual impacto dessa polêmica internacional no voto nas eleições presidenciais de 2026, a maioria (71%) afirmou que essa questão não influenciará sua decisão nas urnas. Para 17%, a postura de Lula leva a uma preferência por candidatos da oposição; 7% disseram que isso os aproximaria mais de Lula; e 5% não souberam responder.

Quando consultados sobre como o governo brasileiro deveria reagir às medidas dos EUA relativas à Venezuela:

  • 66% disseram que o Brasil deveria manter uma posição neutra;

  • 18% afirmaram que o país deveria apoiar as ações americanas;

  • 10% defendem oposição às medidas;

  • 6% não souberam ou não responderam.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 15/01/2026 08:09
x