Tempo

Próxima semana promete calor e primeira chuva após três meses de seca

Chuva entre 20 e 25 de agosto deve ser pontual, se confirmada. Previsão é de que umidade se mantenha abaixo dos 30% e temperatura passe dos 30°C na próxima semana

O dia amanheceu mais quente e a tendência é que continue assim no resto do mês. Mas possibilidade de chuva no fim de agosto pode abrandar a sensação de secura que os brasilienses têm sentido. De acordo com Mamedes Luiz Melo, especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuva entre 20 e 25 de agosto, mas que deve ser monitorada para confirmação. O Distrito Federal está, atualmente, há 86 dias sem chuva.

A próxima semana, no entanto, deve ter dias muito quentes e baixa umidade. "Semana que vem tende a ser uma semana muito quente. A umidade vai cair cada vez mais, o que está perfeitamente normal, devido à estação, que é o período de transição seco e quente", explica o meteorologista.

A temperatura deve passar dos 30°C, segundo Mamedes, na semana que vem. Além disso, a umidade deve ficar abaixo dos 30%. Nesta quarta-feira, o especialista calcula que os termômetros já tenham atingido os 30°C. "Acredito que nos próximos dias deve ficar em torno disso, mas acima de 31°C e 32°C a partir do fim de semana e na próxima semana."

A umidade nas estações de medição do DF variou entre 27% (Gama) e 34% no Paranoá, nesta quarta-feira (12/8). Segundo o Inmet, a baixa de umidade se deve à entrada de uma massa de ar seco na região. De acordo com a Defesa Civil, o DF está em estado de alerta desde 31 de julho. O estado de alerta é emitido quando, por três dias seguidos, a umidade do ar se mantém entre 20% e 12%.