Reforma

Kartódromo Ayrton Senna está liberado para obras de revitalização

Processo de revitalização do katódromo estava parado desde 2018 para passar por mudanças. Projeto prevê abertura de 17 áreas comerciais para locação

Correio Braziliense
postado em 29/09/2020 16:08 / atualizado em 29/09/2020 19:43
A concessão poderá durar 30 anos e ser prorrogada por mais cinco -  (crédito: Monique Renne/Especial para o CB - 1/06/2005 )
A concessão poderá durar 30 anos e ser prorrogada por mais cinco - (crédito: Monique Renne/Especial para o CB - 1/06/2005 )

A licitação para obras no Kartódromo Ayrton Senna teve autorização para continuar, após decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O processo estava suspenso pela antiga Secretaria de Projetos Estratégicos desde 2018, para passar por ajustes na modelagem. O projeto prevê a reforma e a modernização do espaço por meio de uma concessão de obra pública com duração de 30 anos e possibilidade de prorrogação por mais cinco. O valor do contrato é de R$ 13,4 milhões.

A decisão do TCDF saiu na quarta-feira (23/9) e liberou a continuidade da licitação devido à perda de objeto, pois o certame anterior havia sido interrompido. O projeto será levado adiante pela Secretaria de Esporte e Lazer, incluindo o kartódromo, na região do Complexo Esportivo e de Lazer (Cave), ao lado da Feira do Guará; o Estádio Antônio Otoni Filho; o Ginásio de Esportes; e o Clube Vizinhança.

No caso da pista de corrida, a empresa vencedora terá de seguir todas as recomendações técnicas para homologar a licença da Confederação Brasileira de Automobilismo. Se tudo ocorrer como planejado, o kartódromo poderá receber competições regionais, nacionais e internacionais.

Com a continuidade do processo licitatório, a Secretaria de Esporte e Lazer vai definir nova data de publicação do edital no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O projeto passava por modificações na Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) desde o início do governo de Ibaneis Rocha (MDB), mas o tema estava em discussão desde 2016. O Cave esteve no centro de polêmicas devido a problemas relacionados à violência e ao funcionamento indevido de estabelecimentos comerciais.

A construção do Kartódromo Ayrton Senna ocorreu em 1974 e o local deu oportunidade para o surgimento de nomes do automobilismo, como o de Nelson Piquet. Ao menos outros 20 projetos de parcerias público-privadas estão sob avaliação do Governo do Distrito Federal (GDF). Veja o que está previsto entre as obras do projeto de reforma e modernização:

  • Oito áreas para lazer, entretenimento e alimentação no Pontal do Cave;
  • Um restaurante/bar nas dependências do kartódromo;
  • Quatro lojas para comercialização de produtos e serviços voltados à prática do kartismo;
  • Quatro oficinas especializadas na preparação de motores e karts para competições.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Kartodromo Ayrton Senna, no Guará
    Kartodromo Ayrton Senna, no Guará Foto: Monique Renne/Especial para o CB - 1/06/2005
  • Kartodromo Ayrton Senna, no Guará
    Kartodromo Ayrton Senna, no Guará Foto: Monique Renne/Especial para o CB - 1/06/2005
  • Kartodromo Ayrton Senna, no Guará
    Kartodromo Ayrton Senna, no Guará Foto: Monique Renne/Especial para o CB - 1/06/2005
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação