AME

Familiares do bebê Biel promovem carreata por remédio de R$ 12 milhões

Mobilização em prol do bebê Biel, que tem Atrofia Muscular Espinhal (AME), ocorrerá neste sábado (21/11), em Taguatinga e em Ceilândia. O objetivo é arrecadar fundos para comprar o Zolgensma, considerado o remédio mais caro do mundo

Bárbara Fragoso
postado em 18/11/2020 21:42 / atualizado em 18/11/2020 22:24
Gabriel Alves Montalvão, de oito meses, diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME) -  (crédito: Facebook/Reprodução)
Gabriel Alves Montalvão, de oito meses, diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME) - (crédito: Facebook/Reprodução)

Neste sábado (21/11), familiares e amigos do bebê Gabriel Alves Montalvão, de oito meses, diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME), promoverão uma carreata passando por Taguatinga e Ceilândia. A mobilização tem o intuito de arrecadar dinheiro para a compra do remédio Zolgensma, que custa cerca de R$ 12 milhões, considerado o mais caro do mundo. É o único medicamento capaz de impedir o avanço da doença. 

A concentração será às 9h30, no estacionamento ao lado do ginásio do Taguaparque. Às 10h, os carros seguirão para o antigo Buritinga, em Taguatinga Norte, acessando a Avenida Hélio Prates, passando por Ceilândia e Taguacenter, até a altura da Fundação Bradesco, onde o percurso será encerrado. Até o momento,70 carros estão cadastrados para participar da carreata. 

Doença rara

Considerada degenerativa e neuromuscular, a AME é uma doença rara que interfere na produção de proteínas essenciais para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis por movimentos voluntários vitais, como respirar, engolir e se mover. O bebê Biel foi diagnosticado com a atrofia nos primeiros meses de vida

Há 11 anos, o irmão dele, Lucas Montalvão, faleceu com AME. Prestes a completar dois anos, o menino tinha feito traqueostomia e gastrostomia. À época, não havia tratamentos conhecidos controlar a doença. 

Para custear o tratamento do bebê Biel, os membros do grupo Mães Amigas de Águas Claras, criado nas redes sociais, organizam um bazar beneficente para arrecadar donativos até domingo (22/11), em diversos pontos de coleta em Águas Claras e na Asa Sul. Outra mobilização em prol do bebê Biel atraiu mais de 50 carros em Samambaia, em 17 de outubro

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação