União

Casamento comunitário: 41 casais do DF participam de cerimônia neste domingo

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o evento aconteceu neste domingo (6/12), no Museu da República

Bárbara Fragoso
postado em 06/12/2020 20:35 / atualizado em 06/12/2020 22:56
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

No início da noite deste domingo (6/12), 41 casais do Distrito Federal participaram do casamento comunitário, no Museu da República, no Setor Cultural Sul. Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a iniciativa isentou os custos de cartório, consolidando as famílias de baixa renda que recebem até dois salários mínimos. A cerimônia contou com o apoio de parceiros e voluntários, incluindo maquiadores, cerimonial e cabeleireiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As limitações da pandemia não impediram que a dona de casa Jaqueline Fernandes, 26 anos, e o esposo Rafael Magalhães, 26, oficializassem a união, após três anos juntos. "Desde que nos conhecemos, foi amor à primeira vista. Estamos muito realizados. Agora, um misto de sentimentos vêm à tona. Não conseguimos nos casar antes por falta de oportunidade mesmo e porque não tivemos condições financeiras. Não imaginei mesmo que conseguiríamos realizar este sonho", ressaltou. 

Desde setembro, os dois faziam contagem regressiva para dizer "sim" na cerimônia. "Eu fiz a nossa inscrição para participarmos da seleção do casamento", contou o motociclista Rafael. "Facilitou muito para nós dois. A covid não é um problema, pois a realização de finalmente oficializarmos a nossa união compensa todo o esforço. Quando chegarmos em casa, vamos comemorar com os nossos filhos, que não vieram", acrescentou. 

O casamento comunitário ocorre desde 2012 e já oficializou a união de 1.124 casais no Distrito Federal. A ação visa amparar as famílias e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. "Depois de três meses de muito esforço trabalho e dedicação, o grande dia chegou. A cerimônia começou com o sonho de cada um. Tudo isso para celebrar o amor, respeito, cumplicidade e a família. É um caminho muito bonito. Mesmo com o momento atual difícil, de pandemia, fizemos de tudo para que a cerimônia ocorresse da forma mais segura possível", declarou a secretária de Justiça Marcela Passamani.

Preparativos

Para acertar os detalhes finais para a cerimônia, o último ensaio com os noivos inscritos ocorreu na quinta-feira (3/12). Além das regras de enfrentamento à covid-19, foram passadas orientações e dicas sobre cabelos, maquiagem e posicionamento dos noivos no altar. Devido à pandemia do novo coronavírus, o casamento seguiu as recomendações de distanciamento e normas sanitárias. 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Casamento comunitário no Museu da República
    Casamento comunitário no Museu da República Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Casamento comunitário no Museu da República
    Casamento comunitário no Museu da República Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Casamento comunitário no Museu da República
    Casamento comunitário no Museu da República Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação