PANDEMIA

Covid-19: mais de 59 mil brasilienses estão vacinados

Imunização de idosos de 80 anos ou mais começou nesta segunda (1°/2). Dia foi marcado por aglomerações, falta de doses, entrega de senhas e idosos em filas sob sol forte

Correio Braziliense
postado em 01/02/2021 21:54
 (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde DF)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

No dia em que idosos de 80 anos ou mais começaram a ser vacinados, o Distrito Federal somou 59.671 pessoas imunizadas contra a covid-19, segundo o balanço da Secretaria de Saúde desta segunda-feira (1°/2). A região de saúde central, que envolve as Asas Sul e Norte, os Lagos Sul e Norte, as Vilas Planalto e Telebrasília, Varjão, Cruzeiro, Noroeste e Sudoeste/Octogonal é a que mais concentra doses aplicadas, totalizando 21.338.

A região de saúde sudoeste, da qual fazem parte Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas e Samambaia conta com 9.612 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas. A região de saúde leste, que engloba Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Jardins Mangueiral é a que menos aplicou doses dos imunizantes. Foram 2.868 até esta segunda-feira (1°/2).

Calor e filas

Ao longo desta segunda (1°/2), houve tentativas para evitar aglomerações, como as faixas brancas que foram pintadas no chão na área externa da Unidade Básica de Saúde n°5 (UBS 5) de Ceilândia Norte. No local, a vacinação contra a covid-19 começou às 13h para os idosos acima de 80 anos, seguindo o cronograma de vacinação do Governo do Distrito Federal (GDF).

Na expectativa de se vacinar, idosos acima de 80 anos enfrentam problemas angustiantes nas filas dos postos de saúde, como calor e secura. Os postos de saúde amanheceram com fila, depois que a Secretaria de Saúde (SES) antecipou o início da vacinação de idosos no DF.

De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), é de responsabilidade da SES resguardar a integridade física dos idosos. O órgão também informou que a pasta tem 48 horas para informar as medidas para evitar que eles tenham que aguardar no sol ou na chuva; e impedir que os que têm dificuldade de locomoção percorram grandes distâncias para chegar ao local da vacinação.

O órgão também requisitou à SES, neste domingo (31/1), a ampliação do número de salas de vacinação para pessoas com mais de 80 anos. O MPDFT alertou que as 36 salas previstas podem não ser suficientes para atender os mais de 42 mil idosos esperados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação