Covid-19

Ibaneis deve editar decreto de cassação de alvará de estabelecimentos

Norma visa locais que descumprirem as regras de funcionamento em meio à pandemia: decreto deve ser editado nesta sexta, segundo Ibaneis

Samara Schwingel
Thays Martins
postado em 04/03/2021 14:32 / atualizado em 04/03/2021 18:39
Segundo o governador, quem insistir em abrir poderá ter o alvará cassado -  (crédito: Marcelo Ferreira/ CB )
Segundo o governador, quem insistir em abrir poderá ter o alvará cassado - (crédito: Marcelo Ferreira/ CB )

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que irá cassar o alvará de comerciantes que não respeitarem o lockdown no DF. Segundo ele, um novo decreto será editado nesta sexta-feira (5/3) com as mudanças. Por enquanto, os estabelecimentos autorizados a funcionar não podem disponibilizar mesas e cadeiras para consumo no local. Quem descumprir a norma está sujeito a multa de R$ 3.816,96, que pode ser cumulativa. "Está aberto, está errado, vai fechar e cassação do alvará e suspensão das atividades por até 60 dias", afirmou o governador em entrevista ao CB Poder, parceria da TV Brasília com o Correio Braziliense, nesta quinta-feira (4/3). 

Segundo o chefe do Executivo Local, alguns empresários do DF não se incomodam em pagar as multas já vigentes e, por isso, não seguem as regras de funcionamento. “Notamos que pessoas preferem pagar as multas e continuar funcionando. Por isso, vamos tomar medidas mais drásticas”, disse. "As medidas têm que ser fortes, eu tenho que proteger a população. Tem que ter coragem e essa coragem não me falta", destacou.  

Ibaneis disse saber da dificuldade enfrentada pelos empresários mas, segundo ele, é preciso superar a crise sanitária para que a economia seja reativada. "Eu tenho muita consciência da dificuldade, estamos tentando ajudar. Quanto mais rápido a gente conseguir sair dessa crise, mais rápido vamos conseguir reativar a economia", afirmou. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação