Pandemia

Covid-19: SSP muda locais de aplicação da xepa em profissionais de segurança

Não houve aumento de pontos de recebimento dos imunizantes, apenas a redistribuição de alguns locais

Samara Schwingel
postado em 16/04/2021 21:45 / atualizado em 16/04/2021 21:48
Distribuição dos locais de aplicação foi feita de forma proporcional -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Distribuição dos locais de aplicação foi feita de forma proporcional - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) alterou os locais para a aplicação de doses remanescentes de vacinas contra covid-19, a "xepa", aos profissionais da segurança. Não houve aumento de pontos de recebimento dos imunizantes, apenas a redistribuição de alguns locais (Veja abaixo em Mudanças). 

Continua a valer a regra de prioridade para aplicação das vacinas residuais aos servidores que estão na linha de frente, por causa da maior exposição ao risco de contágio e transmissão do novo coronavírus. Os servidores deverão se apresentar ao coordenador dos postos de vacinação — exclusivos de sua corporação — 30 minutos antes do encerramento das atividades. O comparecimento não garante a aplicação do imunizante, devendo sempre aguardar a orientação da equipe da Secretaria de Saúde no local. 

As regras foram definidas de forma conjunta entre as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Saúde (SES), além da Casa Civil e de representantes das corporações atendidas, durante reunião ocorrida no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). As regras valem a partir desta sexta-feira (16).

Distribuição

A distribuição das corporações em relação aos postos foi feita de forma proporcional. Ou seja, aquelas com maior número de servidores terão um maior número de pontos de atendimento. “Outro critério que deverá ser levado em consideração pelas corporações, quando fizerem a elaboração das listas, é o de que os servidores deverão estar no exercício da função, atuando de forma presencial. É importante ressaltar que essas doses são exclusivas das forças de segurança e órgãos do GDF”, completa o secretário.

A quantidade de doses foi definida a partir do efetivo de cada corporação. Poderão receber os imunizantes servidores das polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), servidores das secretarias de Administração Penitenciária (Seape), do sistema socioeducativo (Sejus) e da SSP.

Mudanças

A Regional de Santa Maria passou a atender a PMDF. Anteriormente, era destinada a aplicar as doses em servidores do Detran-DF. A UBS 1, do Núcleo Bandeirante, que atendia a PCDF, também passou a atender os policiais militares.

No Ginásio São Bartolomeu, que atendia os servidores da Seape, o atendimento passou a ser exclusivo para bombeiros militares. Em contrapartida, agentes da Seape passaram a contar com a UBS 1, do Guará.

Policiais civis podem seguir, a partir da redistribuição realizada, para a UBS 4 do Guará, que anteriormente era destinada aos policiais militares.

Servidores do Detran poderão receber as doses em Sobradinho 2, na UBS 2. A unidade atendia, anteriormente, a PMDF.

 As doses serão aplicadas nas seguintes unidades:

PMDF

Quadra coberta, no Paranoá; Regional de Santa Maria; UBS 1, na Asa Sul; UBS 1, na Candangolândia; UBS 4, no Guará; UBS 2, na Estrutural; UBS 1, no Riacho Fundo II; UBS 2, no Riacho Fundo II; UBS 1, em Brazlândia; UBS 7, em Ceilândia; UBS 17, em Ceilândia; UBS 1, no Gama; Assembleia de Deus de Santa Maria; UBS 1, em Sobradinho I; UBS 2, em Samambaia; UBS 1, no Núcleo Bandeirante; Administração Regional de Samambaia; e UBS 1, em Taguatinga.

CBMDF
Policlínica, no Lago Sul; UBS 1, no Riacho Fundo; UBS 16, em Ceilândia; UBS 3, no Gama; UBS 2, em Santa Maria; Casa Vivência, em Planaltina; UBS 3, no Recanto das Emas; UBS 7, em Samambaia; UBS 5, em Taguatinga; e Ginásio São Bartolomeu, em São Sebastião.

PCDF
UBS 1, no Lago Norte; UBS 3, no Guará; UBS 5, em Ceilândia; UBS 5, no Gama; UBS 2, no Itapoã; UBS 5, em Planaltina; Estacionamento Bezerrão, no Gama; e UBS 4, no Guará.

Seape
Centro de Práticas, no Jardim Botânico; e UBS 1, no Guará.

Sistema socioeducativo
UBS 2, na Asa Norte.

Detran
UBS 2, de Sobradinho e UBS 3, de Ceilândia.

SSP/DF

UBS 2 do Cruzeiro; e UBS 2 do Guará.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação