Trânsito

Ibaneis Rocha inaugura Complexo Viário Governador Roriz nesta quarta

Após dois anos de obras, o Complexo está concluído. O projeto é composto por 23 viadutos, 14 km de ciclovia, 4 pontes e 28 km de asfalto

Correio Braziliense
postado em 12/05/2021 09:32 / atualizado em 12/05/2021 10:21
 (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasília)
(crédito: Tony Oliveira/Agência Brasília)

O projeto do Complexo Viário Governador Roriz foi inaugurado, nesta quarta-feira (12/5), pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Desde 2019, o chefe do Executivo local prioriza a construção do Complexo, que compreende o Trevo de Triagem Norte (TTN) e a Ligação Torto-Colorado (LTC).

O Complexo beneficia mais de 100 mil motoristas que utilizam a Saída Norte diariamente. O projeto reduz em até 55% o tempo gasto nas viagens e, além disso, as obras contribuíram para gerar 770 empregos. O investimento do governo foi de R$220 milhões.

Fauzi Nacfur, diretor-geral do Departamento de Estrados de Rodagem (DER-DF), destacou a importância das obras para a mobilidade da região. De acordo com Nacfur, o projeto proporciona mais conforto aos usuários que trabalham no Plano Piloto e utilizam esses trajetos, como moradores de Sobradinho, Lago Norte e Planaltina.

O diretor-geral do DER-DF contou que a integração do governo acelerou o ritmo das obras e resolveu as questões ambientais, além de viabilizar, com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco do Brasil, o desembolso dos recursos que possibilitou concluir os serviços.

A ex-vice governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia elogiou a conclusão das obras. "Construir pontes é melhor do que destruí-las. O senhor (governador) foi muito feliz de prestar essa homenagem sincera, oportuna ao governador Roriz. Eu tive o privilégio de ser sua vice e sabia como ele tinha essa vontade de construir, de dar procedimento as obras de JK", afirmou. A viúva do ex-governador Roriz, Weslian Roriz, recebeu a placa com o nome do complexo, que homenageia o político.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Walter Cassimiro, ressalta que o empreendimento vai melhorar o trânsito na região. "Sabemos o tanto que vai ajudar os moradores da parte norte. Já mudou, quando liberamos a pista de vindo de Sobradinho pro plano piloto. Mesmo com reversões, vimos que não há impedimento pra quem mora aqui é precisa voltar pra casa".

Tecnologia

De acordo com Cristiano Cavalcante, diretor de obras do DER-DF, os materiais usados são de alta tecnologia e a previsão de vida útil é de 50 anos. Para o melhor desempenho, o engenheiro do departamento e responsável pelo trecho de 2,7 quilômetros nas imediações do balão do Torto-Colorado, Jarbas Martins, explica que o concreto utilizado nas estruturas foi armado para proporcionar uma resistência maior e mais rápida.

O que foi feito:

Viadutos: 23
Pontes: 4
Ciclovias: 14
Vias: 28 quilômetros

As obras começaram em abril de 2019, com a liberação do primeiro trecho de acesso à DF-150 por dois novos viadutos e neste ano, em Março foi concluído a saída do viaduto do Taquari no sentido à pista nova, Sobradinho, Sobradinho 2, condomínios e Fercal. E em abril foi liberado o Viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filhos, a última obra de ligação Torto-Colorado.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação