CULTURA JAPONESA

Luzes vermelhas iluminam Brasília em homenagem à Imigração Japonesa nesta sexta

Pontos da cidade serão iluminados com a cor vermelha em referência à bandeira do Japão; na programação tem ainda live com entrevista com a Hello Kitty

Talita de Souza
postado em 18/06/2021 11:56 / atualizado em 18/06/2021 12:01
 (crédito: Marcos Correa/PR)
(crédito: Marcos Correa/PR)

Celebrado em 18 de junho, o Dia da Imigração Japonesa no Brasil terá uma programação especial na capital do país. O Senado Federal, o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional e a Catedral Metropolitana de Brasília serão iluminados com fachos de luz vermelhos, na noite desta sexta-feira (18/6), em referência à bandeira do país.

De acordo com a Embaixada do Japão, o feito é uma comemoração do “vínculo de amizade entre o Japão e o Brasil”. Atualmente o Brasil tem a maior comunidade Nikkei (japonesa) do mundo fora do Japão: são mais de 2 milhões de japoneses.

Outra ação que faz parte da data comemorativa é uma entrevista com a Hello Kitty feita pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, no programa Café com o Embaixador. A Hello Kitty é uma das personagens mais famosas do país e considerada um elemento essencial para a cultura japonesa. Criada em 1960 pela empresa Sanrio, a boneca era apenas um brinquedo, mas se tornou sucesso de vendas em artigos de papelaria, roupas, objetos pessoais e produções audiovisuais.

O encontro on-line, publicado nas redes sociais da Embaixada, tem duração de cinco minutos e aborda a data. Confira a conversa:

Dia da Imigração Japonesa no Brasil

Em 18 de junho de 1908, os primeiros imigrantes japoneses chegaram em solo brasileiro. Segundo a Embaixada, o grupo trabalhou nas lavouras do país por não ter abertura para outras atividades e passou por dificuldades. Com o tempo, a confiança dos brasileiros foi conquistada e os japoneses conquistaram maior autonomia e espaço para crescerem.

“A comunidade Nikkei contribuiu para o crescimento do país, incluiu elementos da cultura japonesa no país, como frutas e verduras, e continua a contribuir cada vez mais”, frisa o embaixador Akira Yamada.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação