Saúde

Vigilante denuncia espera de 3 meses por cirurgia e infecção por covid-19

Roniel Carvalho de Souza, 40 anos, quebrou osso do braço após tentar proteger o neto de uma queda. Enquanto aguarda pela cirurgia, contraiu a covid-19 no Hospital Regional de Taguatinga

Ana Maria da Silva
postado em 18/07/2021 17:50
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

O vigilante Roniel Carvalho de Souza, 40 anos, está há três meses à espera de uma cirurgia no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Ele quebrou o rádio, osso do braço, após tentar proteger o neto de uma queda em uma poça d'água. Segundo a família de Roniel, ele está internado no hospital há 22 dias e, durante a espera, foi contaminado pela covid-19.

“No dia 15 de julho, fui testado e positivado. Agora, tenho que esperar mais dias para realizar a cirurgia. Estou sendo prejudicado pela irresponsabilidade da equipe médica”, desabafou o vigilante. De acordo com a filha de Roniel, a estudante Kelly Cristina Oliveira Carvalho, 20, ele não recebeu nenhuma orientação médica ou medicamentos até o momento. “Não consegue falar, porque sente falta de ar, teve febre alta e não consegue comer direito. Ele está jogado lá”, afirma Kelly.

O acidente aconteceu em 29 de abril. De acordo com Kelly, o pai ficou internado por sete dias. No dia 5 de maio, o vigilante recebeu a visita de um cardiologista, que autorizou sua cirurgia. Mas, segundo Kelly, no mesmo dia dois ortopedistas deram alta e alegaram que a cirurgia não seria feita. Segundo as orientações médicas, Roniel teria que fazer uso de uma tala por 29 dias e sessões de fisioterapia.

"Meu pai sentia muita dor. Ele foi a vários hospitais e disseram que ele tinha que fazer a cirurgia. Ele chegou a ir ao Hospital Regional do Gama (HRG) e os médicos disseram que a alta foi equivocada”, conta Kelly. Depois de reclamar na ouvidoria no hospital e insistir em ser atendido pelo médico, Roniel conseguiu marcar uma consulta, na qual o médico solicitou um raio-X.

Ao Correio, Roniel contou que, depois de analisar a imagem e pedir orientação de colegas, o profissional da saúde marcou a cirurgia do vigilante para 10 de junho. Ao chegar para realizar a operação no dia marcado, a família recebeu a notícia de que o nome do vigilante não estava na lista. “Mesmo estando com o encaminhamento em mãos, não realizaram a cirurgia”, explicou o vigilante.

A operação foi remarcada para 25 de junho, e novamente não realizaram o procedimento. Desde então, o vigilante está internado. “Eles me pediram outra tomografia, e todos os médicos que passam na visita diária falam que o meu problema é grave e complexo. Eles explicam que, devido a essa complexidade, não é qualquer médico que realiza a cirurgia e, no momento, não tem médico que realiza tal procedimento no hospital”, conta o vigilante.

De acordo com a família, já são 22 dias que Roniel está internado no hospital. “Como todos sabem, diante de um caso grave e complexo igual eles relatam, o tratamento realizado o quanto antes, ajuda na eficácia, mas infelizmente no meio desse transtorno o único prejudicado sou eu, pois já se passaram 82 dias de lesão”, ressalta Roniel.

Justificativa

De acordo com a filha, até o momento em que o pai testou positivo para o novo coronavírus, a justificativa de não realizarem o procedimento médico é de que um aparelho quebrou e não foi possível fazer o conserto. “Agora, ele tem que esperar melhorar da covid-19, sendo que foi contaminado lá. Nesse tempo, ninguém conseguiu vê-lo”, diz a filha.

Kelly explicou, ainda, que a família não tem condição financeira para transferi-lo para um hospital particular. “Se tivéssemos, já teríamos feito”, garante. Ela conta que a mãe chegou a contratar um advogado para conseguir a transferência para outro hospital. "Conseguimos em Planaltina, mas, no dia em que ele seria transferido, não conseguiu, porque foi contaminado”, conta.

O Correio procurou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal para um posicionamento. Em nota, a direção do HRT informou que está trabalhando com uma sobrecarga na área de ortopedia, inclusive com atendimento a pacientes vindos de outros estados. “A fila de pacientes para ortopedia continua sendo alta, apesar de todos os esforços dos profissionais de saúde do HRT para diminuir o tempo de espera. É preciso esclarecer também que as cirurgias de urgência/emergência têm preferência no atendimento”, ressaltou.

Sobre o caso de Roniel, a direção esclareceu que a informação sobre equipamento não procede, “pois a unidade conta com quatro perfuradores, todos em pleno funcionamento”. “Informamos também que o paciente R.C.S chegou à unidade após sofrer uma luxação no cotovelo direito, e, depois de ser atendido pela equipe médica, foi constatada necessidade de cirurgia, prontamente agendada para o dia 7 de julho”, disse.

Segundo o hospital, é protocolo, antes de qualquer procedimento cirúrgico, os hospitais da rede realizarem exame para descartar ou confirmar a contaminação por covid-19. “No caso do paciente em questão, foi confirmada a suspeita da doença e ele precisou ser encaminhado para o covidário da unidade, local no pronto-socorro onde ficam os pacientes positivos”. “O HRT não é uma unidade referência para o tratamento da doença, e, por isso, o paciente aguarda transferência para local adequado ao seu tratamento. Enquanto espera, está sendo assistido pela equipe médica, com cirurgia reagendada para 27 de julho”, informou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação