Continua aberta no Distrito Federal a campanha de imunização contra o vírus influenza, que pode evoluir para quadros graves da gripe. Neste ano, a capital federal recebeu 1,7 milhão de vacinas para atender a um grupo estimado de 1,1 milhão de pessoas. Como foi baixa a busca pelo imunizante por parte dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde prorrogou a aplicação até que as doses acabem.
Por enquanto, a imunização alcançou 53% do público-alvo da campanha. O grupo dos professores foi o mais vacinado, com 74,6% de adesão. Na sequência, estão os idosos (65%), seguidos das gestantes (63%). Os imunizantes continuam disponíveis em 99 pontos de atendimento no DF. Confira a lista neste link.
A vacina protege contra os vírus A HIN1 e H3N2, além do Influenza B. Ela é contraindicada para crianças com menos de 6 meses de idade ou histórico de anafilaxia após doses anteriores. No entanto, na maioria dos casos, os imunizantes apresentam perfil de segurança excelente e são bem toleradas.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno
- Brasil Estados e municípios devem ampliar vacinação contra a gripe Influenza
- Cidades DF Saúde abre vacinação contra gripe para toda a população do DF
- Cidades DF "A vacina da gripe é tão importante quanto a da covid", diz secretário de Saúde
A Secretaria de Saúde recomenda à população que tomará a primeira vacina contra covid-19 ficar atenta ao intervalo entre as doses. É necessário esperar 14 dias entre essa e o imunizante que protege da gripe. No caso de quem recebeu a CoronaVac, deve-se tomar a dose contra a influenza só 14 dias depois do reforço.
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O primeiro está aliado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento do número de casos, principalmente nas estações climáticas mais frias.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.