NOVO CORONAVÍRUS

Variante Delta: Saúde investiga quatro casos no Hospital da Criança de Brasília

Após surto no Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Secretaria de Saúde identificou casos de covid-19 entre três funcionários do Hospital da Criança e um paciente internado na unidade. Grupo encontra-se sob observação

Samara Schwingel
postado em 29/07/2021 16:38 / atualizado em 29/07/2021 19:23
Sede do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Sede do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) investiga se há mais quatro casos da variante Delta da covid-19 — identificada primeiro na Índia no Hospital da Criança José de Alencar (HCB). Todos os infectados são funcionários da unidade, à exceção de uma pessoa, que tem menos de 18 anos e está internada na unidade de saúde.

O chefe da pasta, Osnei Okumoto, informou, em coletiva na tarde desta quinta-feira (29/7), que o grupo encontram-se sob observação. Ao contrário do informado durante a coletiva, não há confirmação se os casos são da variante Delta. Em nota, enviada após o fim da entrevista, a Secretaria de Saúde esclareceu que "aguardam a conclusão do sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF)." Os resultados devem estar disponíveis na próxima semana. Até o momento, o total de infectados pela cepa no DF identificados pela SES-DF é de 45. Duas pessoas morreram.

No entanto, a equipe do HCB informou que faz o sequenciamento genético dentro da unidade e identificou, seis casos causados pela variante Delta — quatro funcionários, um paciente de seis anos e seu acompanhante. "A criança está internada nem leito de isolamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital. Nem o acompanhante nem os funcionários desenvolveram casos graves da doença. Os funcionários estavam vacinados: três com as duas doses da Coronavac e um, com a primeira dose da AstraZeneca", informou, por meio de nota. 



Mortes

Até essa quarta-feira (28/7), a contagem da secretaria era de quatro vítimas. No entanto, a pasta retificou que os óbitos ocorreram devido a "outros problemas de saúde", não por causa da infecção pela variante.

Dos 45 infectados confirmados, 36 haviam tomado as duas doses de vacinas contra a covid-19. O óbito mais recente foi de uma copeira do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), que estava internada no Hospital de Campanha do Autódromo desde sexta-feira (23/7). Ela morreu três dias depois. Entre janeiro e fevereiro, a vítima havia recebido duas doses de imunizantes.

A unidade de saúde enfrenta um surto da doença e lida com 51 casos de servidores infectados pelo novo coronavírus, a maioria (26) contraiu a variante Delta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação