PANDEMIA

Covid-19: DF Legal reforçará ações de fiscalização durante feriado prolongado

Até o momento, 21 estabelecimentos do Distrito Federal estão interditados por não cumprirem normas sanitárias de prevenção contra a covid-19. Força-tarefa da Operação Baco também terá equipes à paisana

Cibele Moreira
postado em 31/08/2021 19:45 / atualizado em 31/08/2021 19:46
Secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, divulgou ações em coletiva nesta terça-feira (31/8), no Palácio do Buriti -  (crédito: Renato Araújo/ Agência Brasília)
Secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, divulgou ações em coletiva nesta terça-feira (31/8), no Palácio do Buriti - (crédito: Renato Araújo/ Agência Brasília)

As equipes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) se preparam para intensificar a força-tarefa de fiscalização do cumprimento de medidas sanitárias contra a covid-19. Os agentes atuarão em bares, restaurantes e eventos durante o feriado prolongado de 7 de Setembro.

A Operação Baco contará com 11 equipes, que vão circular em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, além de servidores à paisana nos estabelecimentos. Eles vão monitorar o comportamento do público e dos funcionários dos estabelecimentos antes, durante e depois da fiscalização.

O secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, afirma que o intuito da vistoria é identificar e punir quem não respeita as normas estabelecidas em decretos distritais. Até o momento, há 21 estabelecimentos interditados. 

No último fim de semana, cinco bares foram fechados pela secretaria, por promoverem aglomerações. Alguns deles haviam sido alvo de ações anteriores, mas continuam de portas abertas. O responsável pelo estabelecimento foi levado para a delegacia e a receberá multa dobrada, devido à reincidência.

A sanção aplicada nos casos de descumprimento das regras de contenção da covid-19 varia entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. O local poderá ser interditado por um mês, com possibilidade de ampliação do prazo por mais 30 dias. Nesse período, o local fica impedido de abrir as portas.

Reincidência

Devido à pandemia da covid-19, estão proibidos no DF a realização de eventos com shows, dança ou que promovem aglomerações. Nas operações, a força-tarefa da DF legal também observa a questão da higienização dos espaços e se há respeito ao distanciamento entre mesas.

O secretário Cristiano Mangueira lembra que os responsáveis por muitos locais são reincidentes no descumprimento das normas sanitárias. "A intenção não é fechar esses estabelecimentos, mas fazer com que eles observem os protocolos. Ainda estamos em estado pandêmico e temos uma variante em ascensão. Pedimos e apelamos tanto pela colaboração do setor produtivo quanto das pessoas que frequentam esses locais", destacou o chefe da DF Legal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação