Manifestação

Ambulantes lucram de diversas formas no 7 de Setembro

Presentes nas manifestações de 7 de Setembro na tentativa de lucrar em meio à crise econômica, vendedores ambulantes apostam em produtos como água, camiseta, refrigerante, bandeira do Brasil e sorvete

Pedro Marra
Rafaela Martins
postado em 07/09/2021 11:02 / atualizado em 07/09/2021 12:29
 (crédito: Pedro Marra/CB/DA Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/DA Press)

Com a crise econômica, os altos índices de desemprego e aumento nos preços de itens da cesta básica, como gás de cozinha, carne e óleo de soja, por exemplo, os brasilienses aproveitam os protestos de 7 de Setembro, em Brasília, para incrementar a renda. A oferta de itens vai de camisetas com imagens do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), bandeiras do Brasil, água, refrigerante e até sorvete.

Patrícia Barreto, 41 anos, veio de Samambaia Norte com o filho André Medeiros, 19, - ambos vestidos com camisetas do presidente Bolsonaro - para vender água na Esplanada dos Ministérios. "Optamos por ficar por aqui mais por questão de segurança, além do que a gente quer vender bem. Como está muito quente, não vai faltar cliente", acredita Patrícia.

  • Comerciantes aproveitam manifestação para vender produtos
    Comerciantes aproveitam manifestação para vender produtos Pedro Marra/CB/DA Press
  • Comerciantes aproveitam manifestação para vender produtos
    Comerciantes aproveitam manifestação para vender produtos Pedro Marra/CB/DA Press

Estudante do 3º ano do ensino médio, André ajuda a mãe nas vendas e está animado em participar, mesmo que trabalhando, do primeiro protesto. "É a minha primeira manifestação e acho que vai ser tranquila. Não acredito que haverá confronto”, diz o jovem.

Melhor que Copa do Mundo

Vindo de Águas Lindas (GO), o ambulante Diogo Sousa, 27, pretende vender todas as 200 camisetas e cerca de 20 bandeiras. "Hoje vendo como está todo o movimento, acho que está melhor do que Copa do Mundo. Trouxe umas 200 camisas e já vendi 80. Como o pico da manifestação é só às 11h, acho que vou vender mais rápido ainda", diz o rapaz.

Formado em Educação Física, Diogo não exerce a profissão, mas tenta manter os filhos trabalhando como motoboy. "Tenho dois filhos gêmeos de 1 mês, e tenho que encarar o sol para dar sustento para os moleques", conta.

A estudante do 1º ano do ensino médio, Hevelen Vitória, 15, veio do Itapoã para vender açaí e cupuaçu na Esplanada. Ela deixou o pequeno quiosque próximo ao Congresso Nacional por volta das 9h, quando cerca de 20 clientes passaram para comprar o produto. Ela vende sorvetes em copos de R$ 4 a R$ 14. “Vou ficar até a hora que acabar. Não tenho hora para sair. Vendo na Rodoviária (do Plano Piloto) de terça-feira a sábado, mas vim aqui para aproveitar o grande movimento. E no calor, o povo acaba comprando sorvete", explica a jovem.

A adolescente conta os cuidados para trabalhar sob o forte calor. "Passei protetor no rosto e nos braços. Também trouxe água gelada pra me hidratar durante o dia. Acho que vai ser tranquilo (o protesto), mas se der confusão, eu me afasto", conclui Hevelen.

Protesto contra o governo

A ambulante Viviane Maria, 33 anos, está às margens da Torre de TV em busca de aumentar suas vendas neste feriado. Para a moça, movimentos partidários são oportunidades de gerar lucro.

“Para o ambulante é uma esperança. Temos a oportunidade de lucrar um pouco no meio desta briga partidária. É uma expectativa, mas tem muitos ambulantes com a mesma finalidade”, ressaltou. Água mineral, água de coco e refrigerante são os principais produtos que permitem a Viviane pagar todas as contas no início do mês. “Isso me dá toda a renda que preciso, é com isso que eu consigo viver e sobreviver”, disse.

Nas ruas há mais tempo, Branca Rodrigues optou por comercializar artigos que remetessem aos monumentos da capital. Há 31 anos a mulher veio tentar a vida no Distrito Federal.

“Estou na Torre de TV faz dois anos, mas cheguei em Brasília em 1990. Primeiro comecei vendendo comida, mas tive um câncer, minha filha casou e não tive forças para seguir sozinha. Por isso vendo esses artigos que muitos turistas admiram”, contou Branca.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação