PANDEMIA

Covid-19: GDF estuda busca ativa de não vacinados e ampliação da 3ª dose

Propostas passam por análise da equipe técnica da Secretaria de Saúde. Além dessas possibilidades, pasta estuda uma terceira, que prevê a implementação de um passaporte de vacinação

Samara Schiwngel
postado em 23/09/2021 16:52 / atualizado em 23/09/2021 16:54
 (crédito: Geovana Albuquerque/Agencia Saúde DF)
(crédito: Geovana Albuquerque/Agencia Saúde DF)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, nesta quinta-feira (23/9), que estuda três possibilidades no âmbito das ações de controle da covid-19. A primeira delas envolve uma busca ativa, para identificar pessoas não vacinadas; a segunda prevê a aplicação da terceira dose em um público maior; e a terceira trata da implementação de um passaporte de vacinação para estabelecimentos comerciais e eventos.

Em relação à busca ativa de pessoas que ainda não se vacinaram, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, explicou que a medida só será implementada após o fim da vacinação dos grupos atuais. "Depois dos adolescentes e da terceira dose de idosos", declarou, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti.

Ainda na solenidade, Divino Valero comentou sobre a possibilidade da criação de um passaporte de vacinação: "Estamos verificando se isso pode ser simples, qual a complexidade". No entanto, na tarde desta quinta-feira (23/9), após a coletiva, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ser contrário à medida.

O documento seria necessário para comprovar que o ciclo vacinal está completo. A medida tem sido adotada em outras partes do Brasil e de fora. No DF, o comprovante de vacinação só é necessário para entrar em jogos no Estádio Mané Garrincha e em shows ou festivais.

Terceira dose

Pela manhã, em reunião com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), Ibaneis mencionou que pretende estender a aplicação da terceira dose das vacinas contra a covid-19 para pessoas de outras idades.

Atualmente, o DF aplica a terceira dose em idosos com mais de 85 anos e moradores de Instituições de Longa Permanência. Contudo, a vacinação só ocorre seis meses depois da segunda. Os próximos a receber as doses serão os imunossuprimidos — para quem o prazo mínimo de intervalo é de 28 dias.

Apesar disso, o governador afirmou que aguardará as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o envio de imunizantes pelo Ministério da Saúde. "Conforme forem chegando doses, nós vamos adiantando", completou Ibaneis, durante almoço com empresários do setor automotivo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação