Previsão do tempo

Fim de semana terá chuva com possibilidade de rajadas de ventos de até 60 km/h

A temperatura máxima do DF será de 28ºC com mínima de 20ºC. Diversas regiões devem registrar pancadas de chuva durante a tarde

Edis Henrique Peres
postado em 16/10/2021 12:00
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press - 30/8/2021)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press - 30/8/2021)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas no Distrito Federal. A tendência de pancadas isoladas em alguns pontos deve permanecer durante todo o fim de semana. Para este sábado (16/10), o Inmet prevê temperaturas máxima de 28ºC e mínima de 20ºC.

A umidade relativa do ar registrada, pela manhã, foi de 90% e deve cair para até 45% durante o período da tarde. Cléber Souza, Meteorologista do Inmet, destaca que a condição deste fim de semana se mantém parecida com o vivenciado nos últimos dias.

“Teremos muitas nuvens ao longo do dia e devido ao aquecimento e umidade, deve ocorrer pancadas de chuva isoladas na capital. A qualquer momento pode ter chuva com intensidade fraca e moderada, acompanhada de trovoada, raios e rajadas de vento ocasionais. Isso aumenta durante a tarde devido ao aquecimento diurno”, explica Cléber.

O meteorologista destaca que o DF está sob a atuação de uma frente fria, vinda do litoral da região sudeste, que proporciona essa condição de chuvas. A possibilidade é de pancadas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia. Também há risco de ventos intensos, entre 40 a 60km/h.

O Instituto, contudo, avalia como baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamento e de descargas elétricas.

Saiba como se proteger:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Caso precise de mais informações, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação