Maus-tratos

Projeto de lei que proíbe tapetes pontiagudos contra animais é enviado à CLDF

Deputado distrital Daniel Donizet (PL) enviou projeto de lei para evitar a comercialização, publicidade e instalação de espículas inibidoras de acesso a animais no DF

Correio Braziliense
postado em 23/10/2021 15:06 / atualizado em 23/10/2021 15:15
 (crédito: Ibram)
(crédito: Ibram)

O deputado distrital Daniel Donizet (PL) oficializou um projeto de lei (PL) nº 1.922/2021 que busca proibir a fabricação, comercialização, publicidade e instalação de espículas inibidoras de acesso a animais no DF. A maioria dos equipamentos é feita de plástico, mas também existem os de pontas metálicas.

A proposta foi encaminhada à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na quinta-feira (21/10). O PL inclui todos os equipamentos com a mesma finalidade, como tapetes ou esteiras anti gatos e inibidores de acesso anti-pombo e gato.

Em caso de descumprimento, a multa pode ser de até R$ 100 mil para empresas e R$ 10 mil para pessoas físicas, conforme prevê o projeto de lei. “Quando fiquei sabendo da existência desses objetos pontiagudos, vendidos na internet, para inibir a entrada de gatos e pombos em residências, fiquei abismado com tamanha crueldade", escreveu o parlamentar, em uma rede social.

"Como alguém pode instalar algo assim no muro ou telhado de casa? Alguns podem até não gostar de animais, mas ninguém tem o direito de maltratá-los”, conclui Donizet.

O projeto ainda vai ser avaliado por comissões da Câmara Legislativa do DF antes de ser votado em primeiro turno na Casa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação