Reforma

Escultura 'Meteoro', do espelho d'água do Itamaraty, passará por reforma

Instalada em 1967, a obra passará por reforma pela primeira vez. Primeira etapa do projeto tem investimento de mais de R$ 180 mil

Correio Braziliense
postado em 29/10/2021 17:24 / atualizado em 29/10/2021 17:25
 (crédito: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)
(crédito: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)

A famosa escultura Meteoro, de Bruno Giorgi, localizada no espelho d’água do Itamaraty, passará por reforma pela primeira vez desde sua instalação em 1967. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A obra é um conhecido cartão-postal da Esplanada dos Ministérios. Os cinco blocos de mármore de mármore de Carrara simbolizam o diálogo entre os continentes em uma alusão à missão principal da diplomacia de negociar e interagir com todos os povos.

De acordo com o Itamaraty, a restauração vai levar cerca de dez meses e passará por duas fases: a análise do estado de conservação e elaboração de projeto de intervenção e o restauro propriamente dito.

Em nota ao Correio, o órgão explicou que a primeira fase deverá levar cerca de noventa dias, que serão usados para a “investigação diagnóstica, análise do estado de conservação, e elaboração do projeto de intervenção, a ser submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”.

Atualmente, o espelho d’água já foi esvaziado para passar pela etapa de análise. De acordo com o Itamaraty, o valor do projeto é de R$ 184.557,10. “O valor total da restauração só será conhecido após concluída a licitação que definirá a empresa vencedora para a execução dos trabalhos”, explica.

O MRE destacou que, mesmo com o esvaziamento do espelho, serão observados os cuidados com a preservação das espécies vegetais do local.

 

Escultura Meteoro do espelho de água do Itamaraty será restaurada nos próximos meses
Escultura Meteoro do espelho de água do Itamaraty será restaurada nos próximos meses (foto: Edis Henrique Peres/CB/DA Press)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação