Zoológico

Zoo promove votação de nomes para os novos filhotes de onça-pintada

Votos podem ser dados até às 13h desta terça (9/11), pelos stories do Instagram da instituição. Público deve escolher entre quatro nomes sugeridos

Correio Braziliense
postado em 08/11/2021 16:04
Filhotes de onça-pintada chegam no Zoológico de Brasília -  (crédito: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília)
Filhotes de onça-pintada chegam no Zoológico de Brasília - (crédito: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília)

O público terá a oportunidade de ajudar a batizar os dois novos integrantes do Zoológico de Brasília. O prazo para a escolha dos nomes vai até às 13h desta terça-feira (9/11). Após passarem por um período de cuidados iniciais e de aclimatação na Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), cada um dos dois filhotes machos de onça-pintada receberam quatro sugestões de nome para serem batizados. As opções foram escolhidas pelos envolvidos no encaminhamento dos animais: Zoológico de Brasília, Latam Cargo, Aeroporto de Brasília e Ibama. A votação está ocorrendo nos stories do Instagram da instituição, e o resultado será divulgado no mesmo dia do encerramento.

Sugeridas pelo Zoológico de Brasília, as opções, George e Peter, são uma homenagem ao zoólogo americano George Schaller, que estudava a vida selvagem e, atualmente, é vice-presidente da Panthera Corporation, atuante na conservação de felinos no mundo; e a Peter Crawshaw, que foi aprendiz de George Schaller e pioneiro no estudo de onças-pintadas no Brasil. Peter nasceu no estado de São Paulo e foi o nome mais importante do país na conservação das onças, tendo falecido em 2021 devido à covid-19.

Tigo e Charlie são as sugestões do Aeroporto de Brasília. Ambos resultaram de uma votação realizada com o público da instituição. Já a Latam Cargo sugeriu os nomes Piloto, para homenagear parte da equipe do Avião Solidário, e João, em homenagem ao colaborador brasiliense de mesmo nome que já atuou em embarques do Avião Solidário.

As sugestões de nome do Ibama são uma homenagem aos termos para onça-pintada na linguagem do tupi-guarani e à influência brasileira no estudo da espécie. Capiango vem da mitologia e é um bruxo que se transforma em onça. Jaguar vem do fato de que as onças-pintadas são consideradas um dos principais símbolos da fauna nacional, e foi o Brasil que batizou a espécie no resto do mundo, com o termo tupi ya'wara, também conhecido como jaguar.

Confira as opções de nomes:

Animal 1
– George (Zoológico de Brasília)
– Tigo (Aeroporto de Brasília)
– Piloto (Latam Cargo)
– Capiango (Ibama)

Animal 2
– Peter (Zoológico de Brasília)
– Charlie (Aeroporto de Brasília)
– João (Latam Cargo)
– Jaguar (Ibama)

Com informações do Zoológico de Brasília e da Agência Brasília

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE