A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou projeto de lei que cria a Política de Castração de Cães e Gatos. O texto foi aprovado em segundo turno e redação final, com 18 votos favoráveis, e vai à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). A votação foi nessa quarta-feira (10/11), durante sessão ordinária da Casa.
Segundo a proposta, de autoria do deputado Daniel Donizet (PL), de cada etapa do programa de castração gratuita de cães e gatos promovida pelos órgãos e entidades do Distrito Federal, 25% dos atendimentos serão para animais vítimas de maus-tratos; 25% das vagas serão destinadas para grandes plantéis; e os 50% restantes serão voltados para os demais interessados, com renda familiar compatível com o programa, a ser regulamentado.
Saiba Mais
- Cidades DF Confira orientações do Procon-DF para compras seguras durante a Black Friday
- Cidades DF Covid-19: pelo segundo dia consecutivo, taxa de transmissão cai e fica em 0,69
- Cidades DF Após uma "fechada de trânsito", motorista tenta atropelar duas pessoas
- Cidades DF Terracap publica edital para execução de obras no Jardim Botânico
O deputado autor do projeto, no texto de 2020, justifica que a “sanidade e o controle populacional de animais domésticos são de extrema importância, contribuindo de maneira decisiva para a saúde pública e prevenção de violações ao direito dos animais."
Segundo Donizet, a superpopulação de cães e gatos domésticos gera problemas para os seres humanos, “onde ninhadas indesejadas frequentemente abandonadas acabam sujeitas a maus-tratos, envolvendo-se em acidentes de trânsito, mordeduras e participando da cadeia de transmissão de zoonoses.”
O texto recebeu pareceres de admissibilidade e aprovação da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo e da Comissão de Constituição e Justiça da CLDF.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.