Vacinação

Dia D vacina 11.881 pessoas

Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) espera vacinar 200 mil pessoas nos próximos dias. Mas, ontem, no lançamento da Mega Vacinação Nacional contra a covid-19 a adesão do público foi baixa. Até às 10h, organizadores do posto de vacinação na Feira dos Importados anunciaram que 100 cidadãos haviam se vacinado no DF

Pedro Marra
postado em 21/11/2021 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Dia D da vacinação contra a covid-19 alcançou, ontem, 11.881 pessoas que estavam sem o esquema vacinal completo no Distrito Federal.  A campanha é parte de estratégia nacional de combate à pandemia. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, 2.004 brasilienses receberam a primeira dose do imunizante (D1) e outras 7.042 aproveitaram a data para tomar a segunda dose (D2). Em relação ao reforço (D3), 2.734 aplicações foram feitas nas unidades básicas de Saúde. 

O lançamento da campanha ocorreu no estacionamento externo da Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e contou com a presença de integrantes do Executivo local. Quem visitou a estrutura montada pela Secretaria de Saúde (SES) foram, na maioria, funcionários e visitantes do comércio local.

Presente no evento, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), declarou que as pessoas precisam tomar consciência sobre o dia D da vacinação para divulgar mais flexibilizações de atividades nos próximos dias. “É um apelo muito forte, pois estamos tentando a todo custo retomar a nossa vida dentro da normalidade. Temos a consciência de que isso só vai acontecer com o avanço dessa vacinação. Somente a vacina salva e nos dá condições”, afirmou o chefe do Executivo local.

Ibaneis reconheceu que ainda há um grande contingente de pessoas que deixaram de tomar a segunda dose. “É importante a gente colocar toda a força do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde para que possamos fechar esse ciclo vacinal e evoluir na retomada da vida da população", conclui.

A expectativa da Secretaria de Saúde é de vacinar cerca de 200 mil pessoas no Distrito Federal nas próximas semanas. Metade dos 28 pontos de atendimento durante o Dia D ficaram espalhados em feiras e locais com grande fluxo de pessoas. Os outros 14 locais ficaram abertos em unidades de saúde. O horário de atendimento ocorreu das 9h às 17h, com aplicação da D1, D2 ou dose única para pessoas com 18 anos ou mais.

Além de Brasília, a campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde em cinco capitais do país: Manaus, Salvador, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. O ministro da pasta federal, Marcelo Queiroga, marcou presença na cidade carioca durante o evento na Cidade das Artes, na zona oeste.

Secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache destacou a importância de aproximar a vacinação das pessoas e não descartou outro Dia D no DF para acelerar a campanha. “Estamos levando a vacina ao encontro dessas pessoas, que se sensibilizaram e não tiveram a oportunidade. Queremos fazer a cobertura de todo o território para que todo mundo tenha a oportunidade de se vacinar", declarou o chefe da pasta.

Representante do Ministério da Saúde no evento na capital federal, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, citou que a campanha foca em completar a vacinação dos adultos que ainda não receberam o imunizante no braço. “A campanha chama a atenção para que a gente consiga completar a imunização e reforçar a importância de voltar para tomar a segunda dose. Temos números altos, interessantes, mas é importante que a gente atinja um número ainda maior”, analisa Cruz.

Segundo o mais recente Vacinômetro, da Secretaria de Saúde, divulgado ontem à noite pela pasta, o DF passou de 88,24% da população com a D1 e de 73,47% com a segunda dose ou dose única entre as pessoas com 12 anos ou mais.

Adesão

Dona de um quiosque de comida na Feira dos Importados, Maria Aparecida Soares, 54, aproveitou o evento para receber a segunda dose no braço. Ela podia ter tomado a D2 em 15 de setembro, mas argumenta que não teve tempo por conta do trabalho.

“Fui protelando e me falaram que (os profissionais de saúde) estavam lá, então saí correndo porque eu já estava preocupada de pegar a covid-19. Eu não sabia que teria o dia D, porque fico ocupada e não prestei atenção. Tenho visto que baixou o número de pessoas contaminadas, então tomara que a vacina seja boa mesmo”, relata a moradora de São Sebastião.

De carona com a esposa, o morador da Estrutural, Wesley Vicente, 33, chegou de carro ao posto da Feira dos Importados pela manhã para receber a segunda dose da vacina. Ele teve que pegar uma folga  no serviço para ir ao posto. O rapaz, que trabalha como servente de pedreiro em uma empresa de engenharia civil, diz que o chefe cobra o esquema vacinal completo dos funcionários. “Estou mais aliviado, porque agora eu vou poder viajar mais tranquilo para no Natal para Caldas Novas. Era para ter confirmado com a família antes, mas eu estava inseguro por causa da segunda dose”, diz.

Wesley reconhece que ficou surpreso com o baixo movimento de pessoas no posto. “Achei que tinha pouca gente e o atendimento foi bom. Era para eu ter tomado a segunda dose no dia 21 de outubro, mas por causa do serviço, eu estava muito ocupado. Tentei ir na UBS 1 da Estrutural, em um sábado, mas estava fechada. Queria que esse Dia D tivesse sido antes ou que fizessem uma divulgação com carro de som nas ruas”, criticou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação