CAMPANHA

Ministério Público avalia que Dia D da vacinação ocorreu com "excelência" no DF

Procurador distrital dos Direitos do Cidadão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios percorreu três pontos de vacinação, neste sábado (20/11), para avaliar trabalho da Secretaria de Saúde

Cibele Moreira
postado em 20/11/2021 18:01 / atualizado em 20/11/2021 18:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Dia D da vacinação contra a covid-19, neste sábado (20/11), ocorreu em 28 endereços espalhados por todo o Distrito Federal. A fim de fiscalizar as ações do governo local no âmbito da campanha, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acompanhou os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Saúde (SES-DF), em três pontos de atendimento. O balanço dos atendimentos sairá no início da noite.

Em todos os pontos móveis, houve aplicação de imunizantes contra a covid-19 e contra a gripe. Na avaliação do procurador distrital dos Direitos do Cidadão Eduardo Sabo, o serviço ocorreu com "excelência" nas unidades volantes visitadas pelo MPDFT — nas feiras do Guará, Permanente do Núcleo Bandeirante e dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Em vídeo divulgado para veículos de comunicação, o procurador comentou sobre a necessidade de a população estar imunizada para que haja controle da pandemia. "É importante que a sociedade saiba que a vacinação deve ser completa: todos devem ser vacinados com as duas doses. Da proteção de um depende a vida de todos", completou Eduardo Sabo.

Meta 

O objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Dia D é atender cerca de 200 mil pessoas que não tomaram sequer a primeira dose do imunizante. Além desse grupo, a SES-DF mira aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal, mesmo dentro do prazo para receber as aplicações do reforço. 

Além do combate à covid-19, o Dia D focou a aplicação de imunizantes contra a influenza. Desde 29 de setembro, após publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde, não é mais necessário aguardar o intervalo de duas semanas entre os diferentes imunizantes. A mudança ocorreu depois de uma avaliação da pasta federal, junto a autoridades sanitárias, que concluiu não haver riscos na aplicação das vacinas em datas próximas ou até no mesmo dia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação