SEGURANÇA PÚBLICA

Mais 600 policiais nas ruas neste fim de ano; veja dicas de segurança

Operação Policiamento de Intensificação de Natal vai reforçar o efetivo de PMs em todas as regiões do DF neste fim de ano. Objetivo é coibir crimes como furtos e roubos

Cibele Moreira
Bruna Lessa*
postado em 04/12/2021 06:00
 (crédito: Bruna Lessa/CB/D.A Press)
(crédito: Bruna Lessa/CB/D.A Press)

Com o intuito de coibir práticas criminosas neste fim de ano, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai reforçar o efetivo das patrulhas nas áreas comerciais. Ao todo, serão 600 militares a mais nas ruas durante todo o mês de dezembro. A Operação Policiamento de Intensificação de Natal (PIN) foi lançada pela corporação, nesta sexta-feira (3/12), durante solenidade em frente ao Quartel do Comando Geral (QCG), no Setor Policial Sul.

O coronel da Polícia Militar Edvã Sousa conta que essa é uma ação estratégica que ocorre anualmente na capital do país. "Nesta época do ano, percebemos uma maior circulação da população nos comércios locais, além de ser um período em que as pessoas recebem o 13º salário e as caixinhas de natal. É um momento com muita movimentação de dinheiro, e todo esse cenário contribui para o aumento dos crimes de oportunidade de bens materiais", destaca o oficial.

Para o coronel, o avanço da vacinação no DF colabora com o grande volume de pessoas nas ruas. Um quantitativo que deve ser maior do que o registrado no ano passado. De acordo com ele, os crimes de furto de celulares e de objetos em veículos costumam ter um crescimento no fim de ano. "Por isso, é importante reforçar os cuidados na hora de sair para fazer as compras. Não ficar dando bobeira ao sair do carro, não deixar bolsas em cima do veículo ou em lugares de grande movimento. Ter atenção com os celulares e carteiras", alerta Edvã . "E qualquer percepção de movimentação estranha, acionar a polícia. Não é porque não está acontecendo com você, que não precisa denunciar. Temos que trabalhar em parceria com a população para melhorar a segurança de todos", reforça o militar.

Os policiais estarão nas ruas fazendo patrulhamento em viaturas e motocicletas. Militares a pé vão circular nos principais pontos com maior movimentação de pessoas. A ação ocorre em todas as cidades do Distrito Federal, em diversos horários. O efetivo em cada cidade será definido de acordo com a necessidade das regiões administrativas. Na área central de Brasília, o reforço diário será de 150 policiais a pé. Em duplas, eles vão percorrer as principais quadras da Asa Sul e da Asa Norte. Todas as unidades especializadas da PMDF atuarão em apoio ao policiamento convencional.

Compras on-line

O coronel Edvã Sousa ressalta que, além do reforço na segurança nas compras presenciais, a população tem que se atentar aos crimes aplicados nos serviços on-line. "Hoje, tudo está mais moderno, com as compras por telefone. Mas é preciso ter cuidado com as informações repassadas e com os links de sites e aplicativos. Sempre confira se o site é o oficial", aconselha o oficial. "Principalmente, no casos dos idosos que não tem muita familiaridade e podem cair em algum golpe", complementa.

Qualquer denúncia sobre ações criminosas ou suspeitas, Edvã enfatiza para que a população acione a polícia pelo telefone 190.

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Ocorrências em dezembro

2020

Roubo a pedestre: 1.374

Furto a pedestre: 154

Furto em veículo: 460

Roubo de veículo: 202

2019

Roubo a pedestre: 2.128

Furto a pedestre: 311

Furto em veículo: 759

Roubo de veículo: 269

2018

Roubo a pedestre: 2.370

Furto a pedestre: 314

Furto em veículo: 778

Roubo de veículo: 241

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação