CAMPANHA

Covid-19: DF recebe 249,3 mil vacinas da Pfizer/BioNTech neste sábado

Desse total, 55,8% será usado para primeira dose de adultos, e o restante será para aplicação de reforço. Ainda nesta semana, DF deve receber imunizantes da AstraZeneca e da Janssen

Correio Braziliense
postado em 04/12/2021 18:15
O Distrito Federal tem 235 mil habitantes com mais de 12 anos que ainda não deram início à vacinação contra a covid-19 com a D1 -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
O Distrito Federal tem 235 mil habitantes com mais de 12 anos que ainda não deram início à vacinação contra a covid-19 com a D1 - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal recebeu do Ministério da Saúde, na manhã deste sábado (4/12), 249,3 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19. O anúncio foi feito nesta tarde, pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), pelas redes sociais.

Segundo a publicação do mandatário, 139,3 mil imunizantes serão usados como primeira dose (D1) em adultos. "Com isso, a partir da terça-feira (7), teremos a Pfizer nos postos para quem quer iniciar o ciclo de vacinação", frisou o governador.

O restante das unidades será usado como dose de reforço (D3), liberada no DF para adultos a aprtir de 18 anos imunizados com a segunda aplicação (D2) há, pelo menos, cinco meses. Ainda segundo Ibaneis, o Distrito Federal deve receber, na próxima semana, mais vacinas para D1 de adultos.

"Também chegaram hoje 110 mil vacinas da Pfizer para a dose de reforço e semana que vem deveremos receber AstraZeneca para D1 de adultos", afirmou o chefe do Executivo local, destacando que a capital também deve receber nos próximos dias mais unidades do imunizante da Janssen, de dose única. De acordo com Ibaneis, estas doses também serão aplicadas como D3.

"A (vacina da) Janssen (...) será aplicada como reforço para quem já recebeu essa vacina como dose única", completou o governador.

Não imunizados

O Distrito Federal tem 235 mil habitantes com mais de 12 anos que ainda não deram início à vacinação contra a covid-19 com a D1. Desse total, cerca de 48,5 mil (20,6%) são adolescentes e 186,5 mil (79,4%), adultos.

Os números do DF foram apresentados pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em coletiva de imprensa, na tarde de quinta-feira (2/12). Em relação à D2, 220 mil brasilienses acima de 12 anos aptos a receber a aplicação não voltaram às unidades de saúde.

Vacinômetro

No DF, 2.000.146 indivíduos estão com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo, ou seja, receberam a D2 ou a dose única (DU). O número representa 77,5% dos habitantes da capital federal com 12 anos ou mais.

Ao todo, o Distrito Federal conta com 2.287.580 cidadãos imunizados com a D1, o que corresponde a 88,7% da população distrital acima de 12 anos. A D3 foi aplicada em 230.664 pessoas — 8,9% dos moradores do DF com mais de 12 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação