PANDEMIA

Covid-19: 235 mil pessoas acima de 12 anos no DF ainda não tomaram 1ª dose

Além disso, ao menos 220 mil brasilienses aptos a tomar a segunda dose não voltaram aos postos de saúde. Informação partiu da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (2/12), em coletiva de imprensa da pasta

Ana Isabel Mansur
postado em 02/12/2021 18:35 / atualizado em 02/12/2021 18:42
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Distrito Federal tem 235 mil habitantes com mais de 12 anos que ainda não deram início à vacinação contra a covid-19 com a primeira dose (D1). Desse total, cerca de 48,5 mil (20,6%) são adolescentes e 186,5 mil (79,4%), adultos.

Atualmente, o público apto a se imunizar contra a doença no Brasil contempla pessoas acima de 12 anos. Os números do DF foram apresentados pelo diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SES-DF), Fabiano dos Anjos, em coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (2/12).

Em relação à segunda dose (D2), há 220 mil brasilienses acima de 12 anos aptos a receber a aplicação que não voltaram às unidades de saúde. "Pedimos que as pessoas completem o esquema vacinal", enfatizou o diretor.

Fabiano reforçou a importância da imunização  para proteção contra a covid-19, principalmente diante do avanço de uma nova variante do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nesta quinta-feira (2/12), a SES-DF confirmou os primeiros dois casos de infecção pela cepa ômicron.

Sobre os dois casos, o gestor destacou a eficácia dos imunizantes, uma vez que um dos pacientes apresenta sintomas leves da doença e o outro encontra-se assintomático. "A vacinação é o que vai proteger a população do DF da letalidade da covid-19, das hospitalizações e dos casos graves da doença, associada a medidas não farmacológicas. O uso de máscaras, a higienização (de mãos e objetos) com álcool gel e a não aglomeração permanecem como orientações", pontuou Fabiano.

Vacinômetro

Até quarta-feira (1º/12), o Distrito Federal tinha 2.285.015 cidadãos vacinados com a D1, o que representa 88,6% da população acima de 12 anos — público apto a se imunizar. Quanto à segunda aplicação, 1.981.305 pessoas (76,6%) receberam a D2 e a vacina de dose única (DU); portanto, estão com o ciclo completo.

Até a mesma data, a terceira dose (D3) havia sido aplicada em 222.210 moradores da capital federal (8,6%).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação