OBRAS

Túnel de Taguatinga está 60% concluído e deve ser entregue no 1º semestre de 2022

Calendário da obra, com investimento de R$ 275 milhões, está dentro da previsão do GDF. Construção vai beneficiar 137 mil motoristas

Correio Braziliense
postado em 04/12/2021 21:31
Atualmente, estão em andamento os serviços de drenagem (18%), terraplenagem (74%), pavimentação (5%) e concretagem da laje de cobertura (25%) -  (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
Atualmente, estão em andamento os serviços de drenagem (18%), terraplenagem (74%), pavimentação (5%) e concretagem da laje de cobertura (25%) - (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

Iniciadas em 20 de julho de 2020, as obras do túnel de Taguatinga estão 60% concluídas. O andamento mantém o cronograma do Governo do Distrito Federal, que pretende entregar o empreendimento no primeiro semestre de 2022. A operação tem investimento de R$ 275 milhões e gerou mais de 1,7 mil empregos. 

Na manhã deste sábado (4/12), o governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou a construção, onde 400 operários trabalhavam. “Mesmo no período de chuvas estamos com as obras avançadas, já completando as lajes de piso, fazendo a escavação final, com a expectativa que, no mais tardar, em maio ou junho do ano que vem já estejamos com tudo isso aqui liberado”, previu Ibaneis.

Atualmente, estão em andamento os serviços de drenagem (18%), terraplenagem (74%), pavimentação (5%) e concretagem da laje de cobertura (25%). A parede de diafragma do túnel está em fase final, com 95% de conclusão. Das 1.066 lamelas necessárias para formar as paredes laterais, restam apenas 55 para serem concretadas.

A obra vai beneficiar 137 mil motoristas que circulam pela região. Quem seguir para Samambaia e Ceilândia passará por dentro do túnel, sem retenção de fluxo. Já o acesso às vias de Taguatinga será feito pelas vias laterais ao túnel, que ganhará na parte superior uma área de convivência com quiosques e uma pista de skate.

Reforma

A Avenida Hélio Prates, também em Taguatinga, está sendo reformada e modernizada. O governador também visitou as obras. nesta manhã. Com 38,7 quilômetros de extensão, o Corredor Eixo Oeste – do qual o túnel de Taguatinga faz parte – terá o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), que leva ao terminal da Asa Sul.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação