SECRETÁRIO DE ECONOMIA

Ibaneis recorre de decisão que suspendeu nomeação de Clemente para TCDF

Governador enviou recurso neste sábado (4/12) contra decisão que suspendeu nomeação do secretário de Economia do DF, André Clemente, para conselheiro do TCDF. CLDF aprovou indicação na quinta (2/12)

Ana Isabel Mansur
postado em 04/12/2021 22:14 / atualizado em 04/12/2021 22:14
A suspensão do nome de Clemente ocorreu poucas horas depois da aprovação da indicação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na quinta-feira (2/12) -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
A suspensão do nome de Clemente ocorreu poucas horas depois da aprovação da indicação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na quinta-feira (2/12) - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou, neste sábado (4/12), com um recurso contra a decisão que suspendeu a nomeação do secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, para o conselho do Tribunal de Contas do DF. O governador confirmou a informação ao Correio.

A suspensão do nome de Clemente ocorreu poucas horas depois da aprovação da indicação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na quinta-feira (2/12). A decisão — do desembargador Alfeu Gonzaga Machado, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) — atendeu a liminar da Associação Nacional dos Auditores (Conselheiros Substitutos) dos Tribunais de Contas, para sustar qualquer ato relacionado à nomeação de conselheiro do TCDF sem respeito à reserva do cargo para auditores de carreira.

Na prática, o ato suspendeu a nomeação do secretário de Economia do DF para a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Paiva Martins. A indicação do governador Ibaneis Rocha (MDB) havia sido feita na terça-feira (30/11) e aprovada pela CLDF dois dias depois, com 19 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

Clemente é auditor tributário de carreira do DF e está no comando da Secretaria de Economia do DF desde o primeiro dia do atual governo. O governador e o secretário se aproximaram na campanha de 2018, quando Clemente trabalhou na elaboração do programa de governo na área de finanças. Ele é um dos assessores mais próximos de Ibaneis. Clemente foi secretário de Fazenda em 2010, durante o governo de Rogério Rosso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação