Incêndio

Casa Maaya está interditada por risco de desabamento, diz Defesa Civil

Vistoria técnica da Defesa Civil do DF aponta que a Casa Maaya corre risco de desabar e lista uma série de recomendações e exigências para os proprietários. Entre elas, a contratação de uma empresa especializada para retirar estruturas que oferecem risco

Pedro Marra
postado em 22/12/2021 17:11 / atualizado em 22/12/2021 17:12
Em vistoria, Defesa Civil do DF diz que Casa Maaya está sob risco de desabamento -  (crédito: DCDF/Divulgação)
Em vistoria, Defesa Civil do DF diz que Casa Maaya está sob risco de desabamento - (crédito: DCDF/Divulgação)

A Defesa Civil do Distrito Federal (DODF) interditou, na tarde desta quarta-feira (22/12), a Casa Maaya por causa do risco de desabamento da estrutura (veja vídeo). O local foi parcialmente destruído por um incêndio ocorrido na manhã de terça-feira (21/12). A equipe de engenheiros da Defesa Civil fez algumas exigências e recomendações aos proprietários. Entre elas estãos: 

  • Contratar empresa ou profissional qualificado para proceder com a retirada dos produtos de combustão e derrubada das estruturas que ainda possuem risco.
  • Não permitir trânsito de pessoas na área do restaurante e entrada de serviço. Devendo os operários utilizarem EPI’s (equipamento de proteção individual).
  • Manter energia elétrica desligada, enquanto não houver revisão completa do sistema, por profissionais qualificados, atentando para a norma NBR 5410.
  • Caso queiram reconstruir, deverá apresentar alvará de construção e projeto de incêndio aprovado pelo CBMDF.
  • O proprietário foi orientado a observar qualquer aumento de riscos estruturais e se for preciso acionar a DCDF.
  • Os proprietários da Casa Maaya foram orientados a chamar a Defesa Civil caso observem qualquer aumento de riscos estruturais.


Na manhã desta quarta-feira (22/12), os proprietários da Casa Maya anunciaram o cancelamento da agenda de shows. A apresentação do pagodeiro Belo, agendada para esta quinta-feira (23/12), foi transferida para a Arena BRB, antigo Nilson Nelson.

  • Em vistoria, Defesa Civil do DF diz que Casa Maaya está sob risco de desabamento
    Em vistoria, Defesa Civil do DF diz que Casa Maaya está sob risco de desabamento DCDF/Divulgação
  • Engenheiros da Defesa Civil vistoriam Casa Maaya, sob risco de desabamento
    Engenheiros da Defesa Civil vistoriam Casa Maaya, sob risco de desabamento DCDF/Divulgação
  • Em vistoria, Defesa Civil do DF diz que Casa Maaya está sob risco de desabamento
    Em vistoria, Defesa Civil do DF diz que Casa Maaya está sob risco de desabamento DCDF/Divulgação

Em relação às investigações, a Polícia Civil do DF (PCDF) aguarda os resultados da perícia e pretende ouvir os donos do espaço, localizado no Setor de Clubes Sul. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação