Meditação

Meditação pode retardar Alzheimer, diz presidente da Sociedade Vipassana

Em entrevista ao CB.Saúde desta quinta-feira (30/12), o presidente da Sociedade Vipassana de Meditação disse que o ato de meditar ajuda contra futuras doenças, além de combater o estresse e a depressão

Eduardo Fernandes*
postado em 30/12/2021 16:18 / atualizado em 30/12/2021 16:18
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O presidente da Sociedade Vipassana de Meditação, Régis Guimarães, durante entrevista ao CB.Saúde nesta quinta-feira (30/12) — programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, destacou a importância da meditação e os benefícios que ela pode trazer, principalmente durante o período pandêmico. Segundo ele, a prática é uma ferramenta necessária em épocas de estresse e de transtorno mental. Causas como depressão, agravadas ainda mais por conta do isolamento social, já são, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o motivo de maior incapacidade e licença dentro de ambientes profissionais.

“Somente neste ano, muito por conta da pandemia, houve um aumento de 17% em relação ao consumo de antidepressivos. Esse é um pequeno indicador de como a depressão tem abalado a sociedade humana”, comenta o presidente Régis Guimarães. A meditação, diante de todos esses fatores, tem se comprovado uma maneira de combater essas doenças mentais. O processo de meditação é um exercício de consciência, saber olhar e observar a mente, com concentração e foco, para entender e eliminar os sentimentos negativos.

O Brasil, país mais ansioso do mundo, de acordo com dados da OMS, vive momentos de incerteza ocasionados pela sua instabilidade social, política e econômica. Para Régis, o ato de meditar pode ser um alívio para quem sofre desse estresse instaurado nos brasileiros. “A meditação é uma ferramenta para isso. Porque o propósito dela é criar em nós mais consciência. Para termos mais consciência, se estamos escolhendo as coisas por automatismos relacionados às nossas experiências de vida ou se de fato estamos conscientes das nossas escolhas”, pontua.

Em vivências relacionadas com o estresse, Régis relata a sua rota de encontro à prática de meditação. Durante muito tempo um executivo de sucesso, que viajou inúmeros países do mundo, ele comenta que adquiriu diversos problemas de saúde em função deste desgaste profissional. Problemas no estômago, respiratórios, insônia e instabilidade emocional fizeram parte de sua rotina. Em uma viagem ocasional à Índia, descobriu na meditação uma maneira de deixar a vida mais leve. Aprendeu com grandes mestres práticas que logo em seguida trouxe para familiares e amigos.

Além de ser um benefício para a saúde mental, o esforço de praticar meditação também pode ajudar a fortalecer a mente contra futuras doenças. Segundo o presidente, no caso dos idosos, a meditação pode até mesmo retardar o Alzheimer. O exercício contínuo de fortalecimento da mente ajuda a fortalecer o hipocampo, parte do cérebro responsável por armazenar a memória. Não somente meditando, mas também buscando aprender cada vez mais, Régis sugere que as pessoas leiam, aprendam novas línguas e busquem formas de fortalecer o mental.

E para quem deseja ingressar no meio da meditação, o presidente da Sociedade Vipassana, entidade sem fins lucrativos, destaca que cursos mensais estão disponíveis em sua plataforma na internet. “Nós temos cursos para crianças, para os pais e outras diversidade de coisas encontradas em nosso site'', finaliza. Mais informações estão disponíveis no site da sociedade. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação