AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Vídeo: Zoo do DF recebe fêmea de única espécie de urso da América do Sul

Objetivo é reprodução e conservação da espécie do urso-de-óculos, ameaçada de extinção. Animal vai ficar em quarentena longe da exibição ao público por um mês

O Zoológico de Brasília tem uma nova moradora: Liz, uma fêmea da espécie urso-de-óculos. O animal, que pesa aproximadamente 60kg, veio de Salvador e desembarcou no Aeroporto de Brasília por meio do Programa Avião Solidário da empresa Latam, em parceria com a Inframerica. 

Liz chegou ao DF na quinta-feira (2/12). O objetivo da viagem é promover o encontro entre o bicho e Ney, seu novo e primeiro parceiro. O macho da espécie está sob os cuidados do Zoo de Brasília desde 2017, vindo do Zoológico de Sapucaia do Sul (RS). A gestação ocorre em sete meses e pode gerar de um a três filhotes.

Após pesquisa científica genealógica dos ursos nos zoológicos brasileiros, recomendou-se o pareamento de Ney com Liz, devido à maior variabilidade genética entre os dois indivíduos. A expectativa é que o casal integre os programas de conservação internacionais para a conservação da espécie.

Risco

O urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul, na Cordilheira dos Andes, e, atualmente, encontra-se ameaçada de extinção pela perda gradual de habitat, o que a torna dependente de esforços em cativeiro para não desaparecer da natureza.

O urso-de-óculos se alimenta principalmente de vegetais, mas, eventualmente, pode comer carne. Algumas estimativas sugerem que existam menos de cinco mil indivíduos na natureza, mas é uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos, o que aumentam as expectativas no casal Ney e Liz.

Isolamento

Durante aproximadamente 30 dias, Liz ficará em quarentena em um recinto temporário, fora da área de visitação, para que sejam realizados todos os procedimentos clínicos e comportamentais necessários.

O local foi ambientado para acolher a nova moradora, com estruturas que remetem ao habitat natural, para garantir o bem-estar do animal durante os cuidados da equipe técnica do zoológico.

Enquanto Liz está isolada, a equipe elabora estratégias de aproximação entre os dois indivíduos, para que dê tudo certo no primeiro encontro.

Saiba Mais

Avião Solidário

Há 10 anos, o programa Avião Solidário da Latam coloca à disposição a estrutura, conectividade e capacidade de transporte de passageiros e cargas para o benefício do Brasil e da América do Sul.

No Brasil, o Avião Solidário já decolou para apoiar a conservação de mais de 4,5 mil animais de diferentes espécies, especialmente as ameaçadas de extinção. Somente em 2021, foram transportados gratuitamente pelo programa macacos, onças, tamanduás e aves, totalizando 16 animais de diferentes estados do país, de norte a sul.

Marcella Lasneaux/Zool. Brasília - Zoo de Brasília recebe Liz, fêmea de única espécie de urso da América Latina, ameaçada de extinção
Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - Urso-de-óculos está ameaçado de extinção
Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - Urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul
Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - Gestação da espécie pode gerar de um a três filhotes
Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - Liz fará parte de programa de reprodução assistida
Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - Liz pesa aproximadamente 60kg
Fotos: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - Ney veio de um zoológico do Rio Grande do Sul
Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - Ney será o parceiro de Liz
Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília - O macho Ney está no Zoo de Brasília desde 2017