Lazer

Céu nublado e chuva não desanimam brasiliense durante primeira semana do ano

Apesar do dia nublado, brasilienses aproveitaram o primeiro domingo do ano em atividades ao ar livre no Parque da Cidade, no Lago Paranoá e Torre de TV

Júlia Eleutério
postado em 03/01/2022 06:18 / atualizado em 03/01/2022 09:21
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Mesmo com o céu nublado e as aparições do sol intermitentes, muitos brasilienses não desanimaram no primeiro domingo do ano no Distrito Federal e saíram para aproveitar o dia ao ar livre. Os adeptos de atividades físicas enfrentaram a garoa e foi possível ver pela cidade pessoas andando de bicicleta, correndo e praticando esportes. Outros preferiram simplesmente passear pela capital federal, "turistando" pelos principais pontos da cidade, como a analista de dados Marília Machado, 40 anos, e a sobrinha Maria Luíza Machado, 10. Mesmo sem sol firme, elas estavam animadas e tinham até um roteiro para cumprir. A menina fez aniversário no dia 24 de dezembro e, em virtude da data, a tia a presenteou com um passeio. "Nós duas temos um acordo e, em vez de dar presente, eu dou um passeio para ela. Esse ano, sugeri para fazermos um dia de turistas em Brasília, porque, no final das contas, quem é morador acaba não aproveitando tanto", constatou a tia.

As duas estavam na Feira da Torre de TV, a terceira parada do dia. Antes, elas visitaram o Museu JK e o Museu do Índio, todos na região central de Brasília. "Ela própria pesquisou e criou o roteiro. A ideia é a gente conseguir aproveitar mesmo com a chuva e o céu nublado", destacou Marília que mora em Taguatinga e passou para buscar a pequena Maria Luíza em casa, no Sudoeste. A menina explicou que definiu os locais do passeio pesquisando em um site de buscas. "Os que eu mais gostei, até agora, foram os museus", afirmou Maria. "Alguns ela não conhecia e outros são para rever o local, a gente fica um tempo sem vir e é bom revisitar", concluiu a analista.

Brincadeiras e banho

Para o arquiteto Márcio Ribeiro, 48, foi uma surpresa excelente o sol ter aparecido. Há cerca de um mês, o morador da Candangolândia se propôs a levar as filhas aos domingos para brincar no famoso Parque Ana Lídia. "Todo domingo, venho com elas para fazer algo diferente e elas adoram. Hoje, mesmo chovendo, eu falei 'vamos que o sol vai abrir' e o sol abriu", comemorou destacando a importância dessas atividades para as crianças em tempos de tanta exposição às telas. "Acho que a gente tem que proporcionar experiências novas mesmo com esse mundo cheio de tecnologias. É algo que eu fazia quando criança e quero que elas tenham essa vivência também", ressaltou o arquiteto, que estava acompanhado das filhas Lis, 13, e das gêmeas Tais e Ana, 5 anos. Ele ainda tem um filho mais velho, Caio, 18, que estava aproveitando para pedalar no Eixão do Lazer.

O casal de namorados Gabriel Westthal, 24, e Hannaya Silva, 19, confiaram no sol e decidiram caminhar no Parque da Cidade. Eles contaram que, assim que perceberam que a chuva daria uma trégua correram para se arrumar. "Está sendo maravilhoso esse domingo. A gente aproveitou que abriu o tempo e veio para cá fazer uma caminhada e conversar", contou Gabriel. Os dois são moradores de Ceilândia e costumam frequentar o parque nos fins de semana. "Achei o parque bem vazio, mas é um bom jeito de começar o ano", completou Hannaya.

Outra forma de aproveitar o domingo foi perto do Lago Paranoá. Josiane Nogueira, 36, foi com as sobrinhas adolescentes para tomar um banho e se divertir. "A chuva não atrapalha nenhum pouco. A gente tinha a opção de ficar em casa vendo um filme ou viver algo diferente. Então, viemos aproveitar o lago com chuva", admitiu feliz com a aventura. "Na verdade, foi ideia dos meus sobrinhos. Tem muita gente em casa, por conta da pandemia, sofrendo com depressão e a gente está aqui aproveitando sem pensar nos problemas. Eu acho que o importante na vida é isso, aproveitar os pequenos momentos independente do que vem pela frente", ressaltou a moradora de Águas Claras.

Perto de onde estava Josiane, o gerente de produção Pedro Vieira, 32, praticava caiaque pela primeira vez. "Minha família veio do Nordeste para passar o fim de ano e a gente está aproveitando para fazer coisas diferentes. Estou todo molhado, mas a chuva não foi um empecilho para a nossa diversão", disse o morador de Valparaíso de Goiás. Ele contou que já tinha feito pedalinho no lago, mas foi tentar algo novo dessa vez. "Sempre que tiver uma oportunidade, quero vir de novo", contou animado. Após a diversão, Pedro foi almoçar com a família que veio de Santa Luzia do Tide, no Maranhão.

Tempo

Na primeira semana do ano, os brasilienses podem se preparar para encarar mais chuvas. A previsão é de tempo instável e com céu nublado na capital federal. No entanto, há possibilidades de alguns momentos de sol para alegrar o dia. O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Heráclio Alves avaliou que não deve haver muitas mudanças no tempo do DF em relação aos dias anteriores, exceto a períodos mais longos com a presença do sol. "A partir de hoje começa a ter algumas aberturas maiores de sol, mas a condição de chuva permanece para toda a semana", destacou Heráclio.

A semana promete ser um pouco mais quente do que a anterior. "Aumenta inclusive as chances de uma chuva mais forte por conta do aumento da temperatura que começa a se elevar a partir de hoje. Com isso, a gente tem nebulosidade no período de chuvas isoladas e mais fortes por conta da umidade e calor", explicou o meteorologista. De acordo com o Inmet, a temperatura máxima pode chegar a 27ºC na capital. A mínima prevista é de 18ºC nesta semana. Com as chuvas constantes, a umidade relativa do ar segue alta e deve ficar acima de 60% nos próximos dias.

A possibilidade de chuvas intensas traz o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, destaca o especialista. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Por questões de segurança, em caso de rajadas de vento, não é recomendado buscar abrigo embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Na hora de estacionar o carro, a orientação é para ficar distante de torres de transmissão e placas de propaganda que podem cair. Outro recomendação, é desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Feira da Torre
    Feira da Torre Foto: Carlos Vieira/CB
  • Marília Machado e a sobrinha
    Marília Machado e a sobrinha "turistaram" pela cidade Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  •  02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF.
Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo.
Parque Ana Lídia - Marcio Ribeiro com as filhas Lis, Tais e Ana.
    02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo. Parque Ana Lídia - Marcio Ribeiro com as filhas Lis, Tais e Ana. Foto: Carlos Vieira/CB
  •  02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF.
Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo.
Ponte JK
    02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo. Ponte JK Foto: Carlos Vieira/CB
  •  lago Paranoá esteve lotado no domingo
    lago Paranoá esteve lotado no domingo Foto: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  •  02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF.
Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo.
Ponte JK
    02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo. Ponte JK Foto: Carlos Vieira/CB
  •  02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF.
Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo.
Ponte JK
    02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo. Ponte JK Foto: Carlos Vieira/CB
  •  02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF.
Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo.
Ponte JK - Josiane Nogueira e sobrinhos.
    02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo. Ponte JK - Josiane Nogueira e sobrinhos. Foto: Carlos Vieira/CB
  •  02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo.
Ponte JK
    02/01/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades - Pessoas que saem de casa mesmo com o mau tempo. Ponte JK Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

O jardim de Águas Claras

 (crédito: Fotos: José Carlos Vieira/CB/D.A Press)
crédito: Fotos: José Carlos Vieira/CB/D.A Press

 


 

José Carlos Vieira


O Parque Ecológico de Águas Claras está sempre movimentado, faça chuva ou não, como este repórter presenciou no primeiro domingo de 2022. Acolhido como o jardim da cidade vertical, a área, criada em abril de 2000, é destino certo para pessoas e pets de todas as idades. Dos ciclistas de trilhas ao rapaz prevenido, que anda com um guarda-chuva à mão; das peladas de vôlei e de futebol, ou da mera contemplação da lagoa dos patos. São 96 hectares de qualidade de vida. Na época das mangas, como agora, os "catadores urbanos" com seus saquinhos e varetas fazem a festa e se deliciam com a fruta em abundância. Vale a pena conhecer...

  • Parque de Águas Claras no primeiro domingo do ano
    Parque de Águas Claras no primeiro domingo do ano Foto: José Carlos Vieira
  • Parque de Águas Claras no primeiro domingo do ano
    Parque de Águas Claras no primeiro domingo do ano Foto: José Carlos Vieira
  • Parque de Águas Claras no primeiro domingo do ano
    Parque de Águas Claras no primeiro domingo do ano Foto: José Carlos Vieira
  • Lazer em dia de chuva em Águas Claras
    Lazer em dia de chuva em Águas Claras Foto: Zé Carlos
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação