Trânsito

Mortes no trânsito tiveram queda de 26% em 2021, segundo Detran

Levantamento do departamento mostrou que quase 80 mil operações de trânsitos foram realizadas entre janeiro e dezembro de 2021, com foco em combater infrações como motoristas alcoolizados atrás do volante

Pablo Giovanni*
postado em 25/01/2022 17:04
 (crédito: Detran-DF/Divulgação)
(crédito: Detran-DF/Divulgação)

Em levantamento divulgado nesta terça-feira (25/1), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou redução de acidentes fatais de trânsito na capital federal. De acordo com o departamento, 169 óbitos foram registrados em acidentes de trânsito de janeiro a dezembro de 2021, enquanto em 2020, 227 foram os óbitos no mesmo comparativo, com queda de 26%.

Segundo o departamento, é o terceiro ano consecutivo que o Distrito Federal registra redução de acidentes fatais, isso porque no ano de 2019, que antecedeu o período pandêmico no país, o DF registrou 274 vidas perdidas no trânsito — 47 a mais do que em 2020 e 105 a mais do que em 2021. “Nada nos deixa mais realizados que ver os números de óbitos no trânsito despencaram. São vidas que estamos preservando ao conseguir conscientizar a população de agir de forma responsável no trânsito, tanto por meio da educação, como das ações de fiscalização e de engenharia”, comentou o Diretor-Geral do Detran, Zélio Maia.

 14/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB.Poder entrevista o Diretor do Detran, Zélio Maia, em dezembro de 2021
14/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB.Poder entrevista o Diretor do Detran, Zélio Maia, em dezembro de 2021 (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Para departamento, o balanço é positivo

Ainda segundo o departamento, em 2021 foram implantadas e revitalizadas 2.459 faixas de pedestres nas vias urbanas do DF. O levantamento também pontuou que quase 80 mil operações de fiscalização de trânsito foram realizadas no ano passado, com o principal objetivo de flagrar motoristas que insistem em ingerir bebida alcoólica e dirigir nas vias do DF, causando risco de acidentes. Essa infração, inclusive, é gravíssima dentro da Lei Seca, com multa que pode ser multiplicada por dez, além da suspensão do direito de dirigir e outras sanções, como a retenção do veículo.

O estudo preliminar divulgado pelo departamento mostrou que o ano passado teve o menor índice de mortes de ciclistas em 21 anos no DF, quando oito ciclistas perderam a vida no trânsito em 2021, enquanto em 2020, 19 óbitos foram registrados. O maior número do levantamento é de 2003, quando 65 ciclistas perderam suas vidas.

Ao lado de outros órgãos, Detran trabalhou em quase 80 mil fiscalizações de trânsito no DF em 2021.
Ao lado de outros órgãos, Detran trabalhou em quase 80 mil fiscalizações de trânsito no DF em 2021. (foto: Divulgação/ SSP-DF)

Queda de óbitos de pedestres

Os indicadores da Gerência de Estatística do Departamento apontam queda também no número de óbitos de pedestres. De acordo com a gerência, em 2021 foram 47 mortes de pedestres, sendo que, em 2020, o departamento registrou 54. O número, inclusive, chamou a atenção do departamento, porque 40% dos óbitos de pedestres no trânsito são de pessoas de 60 anos ou mais.

Assim como no estudo divulgado de óbitos de ciclistas no trânsito, a série histórica de óbitos de pedestres aponta que, em 2001, no início do século 21, foi o ano em que mais foram registrados óbitos do tipo, com 165 óbitos de pedestres. “É importante que o pedestre tenha cautela, ao fazer a travessia, sempre olhe para os dois lados, nunca atravesse nos cruzamentos e dê preferência à faixa”, diz o educador de trânsito Marcelo Granja.

Veja na íntegra

Em participação no CB.Poder em dezembro passado, programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, o diretor-geral Zélio Maia comentou sobre mortes no trânsito, atropelamentos e campanhas de conscientização da população. O programa foi conduzido pela jornalista Adriana Bernardes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  14/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB.Poder entrevista o Diretor do Dentran - DF Zélio Maia.
    14/12/2021. Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB.Poder entrevista o Diretor do Dentran - DF Zélio Maia. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Ao lado de outros órgãos, Detran trabalhou em quase 80 mil fiscalizações de trânsito no DF em 2021.
    Ao lado de outros órgãos, Detran trabalhou em quase 80 mil fiscalizações de trânsito no DF em 2021. Foto: Divulgação/ SSP-DF
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação