Transplante

Primeiro transplante de pele do ano no DF foi realizado em bebê de 11 meses

O bebê precisou passar pela cirurgia de urgência após ter 40% do corpo queimado em um acidente doméstico

Rafaela Martins
postado em 26/01/2022 00:26 / atualizado em 26/01/2022 00:26
 (crédito: Pixnio/Reprodução)
(crédito: Pixnio/Reprodução)

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) realizou o primeiro transplante de pele do ano, nesta terça-feira (25/1). O paciente foi um bebê de 11 meses que teve 40% do corpo queimado após um acidente doméstico. A cirurgia durou cerca de duas horas e a criança se recupera bem.

Para a realização do procedimento, foram transplantados cerca de 900 cm² de pele. O hospital, que conta com uma unidade de queimados, é referência no atendimento. 

O Hran está em processo de credenciamento como unidade realizadora de transplantes de pele, o hospital fez o procedimento com autorização emergencial junto ao Ministério da Saúde. Uma vez liberado, a equipe envia o pedido ao Banco de Tecidos, que fornece o órgão.

“No caso dessa criança transplantada em 2022, o pedido de pele foi ao Banco de Tecidos do Rio de Janeiro. Fizemos a solicitação na terça-feira pela manhã e recebemos a pele na quarta-feira à noite”, afirma Fernando Pontes, médico pela Unidade de Queimados do Hran e responsável técnico da equipe de transplante de pele.

Urgência

O transplante de pele é uma realidade no Hran desde 2018. Somente em 2021, foram realizados três procedimentos e todos com risco de morte. Os pacientes eram crianças, sendo elas de 3, 5 e 11 anos, respectivamente. Considerados cirurgias de urgência, não existe fila para o procedimento no DF.

A unidade pública recebeu uma visita técnica do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde. No entanto, o MS está fazendo uma modificação na legislação e interrompeu todos os credenciamentos. Por conta disso, o hospital aguarda a publicação da nova portaria para finalizar o credenciamento.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação