Literatura

Grafiteiro de Ceilândia Norte lança livro sobre ressocialização na cadeia

Obra "O Ressocializado", de Carlos Castro, foi lançada pela editora Viseu, em e-book e com exemplar físico. Livro conta história do artista, preso por 10 anos por tráfico de drogas

Pedro Marra
postado em 30/01/2022 15:47 / atualizado em 18/03/2022 05:49
Livro "O Ressocializado" foi lançado na sexta-feira (28/1) pela editora Viseu -  (crédito: Editora Viseu/Divulgação)
Livro "O Ressocializado" foi lançado na sexta-feira (28/1) pela editora Viseu - (crédito: Editora Viseu/Divulgação)

O grafiteiro do grupo 1V2M (1 vida, 2 mundos) Carlos Washington Corrêa, 45 anos, também conhecido como Carlos Astro, lançou a pré-venda de outra obra de arte sem ser nos muros do Distrito Federal. Na última sexta-feira (28/1), ele lançou a pré-venda do livro “O Ressocializado”, pela editora Viseu, em e-book (livro digital, em inglês), com exemplares físicos.

A obra conta como foram os 10 anos de prisão do artista no Complexo Penitenciário da Papuda, onde ficou preso por tráfico de drogas. As gírias, o convívio e até projetos sociais estão presentes nas páginas escritas pelo artista ceilandense. Para Astro, não há um projeto de ressocialização no Brasil.

“A ressocialização seria o direcionamento dos filhos de presos para estudo, com bolsa de escola, e as mulheres dos presos fazerem cooperativas de costura, ou seja direcionar a família para que os filhos não sigam esse processo do crime”, analisa o artista.

Mauricio Nunu (esquerda), Edinho Pudo e Carlos Astro (à direita), do 1V2M (Uma vida, dois mundos)
Mauricio Nunu (esquerda), Edinho Pudo e Carlos Astro (à direita), do 1V2M (Uma vida, dois mundos) (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
 

Na escrita urbana desde 1990, Astro valoriza a inserção na arte de rua, em que ele considera que o salvou do mundo do crime. “Quem me ressocializou foi o hip hop, a cultura urbana, através do grafite, da minha escrita literária e da minha força de vontade”, comenta.

O livro

A obra contextualiza a existência de grades por toda parte, concreto e aço, trancas indestrutíveis e câmeras de segurança que vigiam cada movimento pela galeria. Entre os seis personagens presentes na narrativa prisional, o principal (Astro) é primário.

O antigo clube local antes abandonado e sucateado que fora transformado em projeto social retorna ao abandono total. Inúmeros conflitos emocionais e físicos são sofridos pelo personagem principal.

Pensamentos construtivos, interrompidos por uma estrondosa e barulhenta queda dos portões; sentimentos que se confundem entre: pânico diante dos ninjas armados e seus distintivos de autoridade policial, o apertar das algemas no pulso demonstra que não é um pesadelo; é real.

Sentenciado a 10 anos e 7 meses alguns dias de detenção no Mundo das Grades tendo somente a tão esperada Liberdade quando nosso personagem se encontra consigo mesmo, No Mundo da Lua.

  • Livro 'O Ressocializado' conta a rotina de Carlos Astro e outros cinco presos na Papuda
    Livro "O Ressocializado" conta a rotina de Carlos Astro e outros cinco presos na Papuda Editora Viseu/Divulgação
  • Livro 'O Ressocializado' foi lançado na sexta-feira (28/1) pela editora Viseu
    Livro "O Ressocializado" foi lançado na sexta-feira (28/1) pela editora Viseu Editora Viseu/Divulgação
  • Livro 'O Ressocializado' conta a rotina de Carlos Astro e outros cinco presos na Papuda
    Livro "O Ressocializado" conta a rotina de Carlos Astro e outros cinco presos na Papuda Editora Viseu/Divulgação

O Ressocializado - No mundo da lua, atrás das grades

Editora: Viseu
Páginas: 454
Escritor: Carlos Astro
Pré-venda neste link 
Modelo: e-book e livro físico

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação