APELO

Marcos Mion pede a Ibaneis para não fechar ONG de apoio a autistas: "Tristeza enorme"

O apresentador publicou vídeo nas redes sociais pedindo pela manutenção da AMA-DF

Aline Brito
postado em 09/02/2022 00:38 / atualizado em 09/02/2022 00:39
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O apresentador Marcos Mion publicou, nesta terça-feira (8/2), nas redes sociais, um vídeo pedindo que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), intervenha para que a Associação dos Amigos dos Autistas do Distrito Federal (AMA-DF) não feche. “Assista ao vídeo e reposte no seu stories para que ele chegue até o Governador do DF com força! A força popular da mudança!”, escreveu.

Em janeiro, a AMA-DF recebeu, da Secretaria de Saúde, uma intimação de despejo. Com isso, a partir de 1º de abril, véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a associação não terá mais onde funcionar e milhares de autistas e familiares ficarão sem assistência. O vídeo comovente publicado por Mion já acumula quase 13 mil curtidas e, nele, Marcos Mion fala sobre os motivos apresentados pela Secretaria de Saúde para o despejo e fechamento da AMA-DF. “A justificativa do governo para o despejo é de que o espaço vai ser utilizado agora para abrigar ex-detentos com problemas psquiátricos”, explicou o apresentador.

“Essa é outra causa que merece sim atenção do Estado, mas porque não manter a AMA-DF no lugar que ela está instalada há mais de 30 anos e criar um novo espaço para atender os ex-detentos?”, questionou Mion. Como o apresentador do Caldeirão falou, a AMA presta atendimento especializado de tratamento e diagnóstico de autismo de nível 3, que é o mais severo, há cerca de 35 anos.

“Perder a AMA-DF, que realiza um trabalho voluntário e único em Brasília, não pode ser uma opção!”, exclamou. Mion tem forte atuação na luta para melhora da qualidade de vida e conscientização acerca do autismo. O apresentador tem um filho diagnosticado com autismo.

Para tentar reverter a situação, o apresentador apelou pelo apoio do Poder Executivo do Distrito Federal e do Governador Ibaneis, para que a decisão seja revista. “Que vocês conheçam o trabalho da AMA-DF, para entender o quanto essa instituição é necessária na vida de muitos autistas e de muitas famílias. Eles contam com esse atendimento. Nós da comunidade autista estamos aqui aguardando uma resposta”, disse.

Outros apelos

No perfil do instagram da AMA-DF, é possível ver uma mobilização em prol da associação. O ex-lutador de kickboxing e atual técnico da Seleção de Brasília de kickboxing, Marcelo Pirica, também falou, em vídeo, sobre o despejo. “Estou fazendo esse vídeo para expressar minha indignação com o Governo do Distrito Federal que está despejando a AMA, eles deram 60 dias para saírem do local onde estão. A única associação que cuida de autistas de grau severo, não vai ter onde ficar”, disse o lutador.

Relatos de pais que têm filhos assistidos pela associação também publicaram vídeos mostrando a situação dos filhos e falando sobre a importância da AMA. “Nós estamos passando por uma grande injustiça”, alegou um dos pais.

Depois da mobilização, a Câmara legislativa do DF registrou ofício para revisar a ordem de despejo.

Assista o vídeo completo:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação