Violência

Mãe e filha mortas no DF: polícia investiga atuação de mais pessoas no crime

Polícia prende principal suspeito dos assassinatos de Shirlene Ferreira da Silva, 38, e da filha dela, Tauane Rebeca da Silva, 14. Jeferson Barbosa dos Santos, 26, estava foragido na Bahia. Investigação apura se mais pessoas participaram do crime

Darcianne Diogo
Edis Henrique Peres
postado em 10/02/2022 06:00
Shirlene Ferreira da Silva, 38 anos, e a filha, Tauane, 14, foram mortas no Sol Nascente. As duas ficaram desaparecidas por 11 dias -  (crédito: Arquivo pessoal)
Shirlene Ferreira da Silva, 38 anos, e a filha, Tauane, 14, foram mortas no Sol Nascente. As duas ficaram desaparecidas por 11 dias - (crédito: Arquivo pessoal)

Com 30 dias para finalizar o inquérito policial que apura a morte de Shirlene Ferreira da Silva, 38 anos, e da filha, Tauane Rebeca da Silva, 14, assassinadas em um córrego do Setor Habitacional do Sol Nascente, policiais da 19ª Delegacia de Polícia (P Norte) trabalham para esclarecer o último ponto crucial das investigações: saber se houve a participação de mais uma pessoa no duplo homicídio. Apontado como o principal suspeito do crime, Jeferson Barbosa dos Santos, 26, foi preso no interior da Bahia, no município de Luís Eduardo Magalhães, em menos de 24 horas depois de ter a foto divulgada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Investigadores da 19ª DP e da 3ª DP (Cruzeiro) viajaram para o município baiano na tarde de terça-feira (8/2), após receberem a informação sobre o paradeiro do acusado. Delegado à frente das investigações, Thiago Peralva detalha que Jeferson estava escondido na casa de familiares e, ao ver a foto sendo amplamente divulgada, teria ficado com medo de ser assassinado. "Ele pediu para um familiar nos procurar falando que ele (Jeferson) se entregaria", afirma.

  •  07/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Coletiva de imprensa sobre as mortes de Shirlene Ferreira da Silva, de 38 anos, grávida de 4 meses, morreu com 37 facadas ao tentar salvar a filha, Tauane Rebeca da Silva, 14, das investidas do criminoso.  19ª Delegacia de Polícia (P Norte) revelaram a identidade do principal suspeito de cometer o duplo assassinato. Morador do Sol Nascente, Jeferson Barbosa dos Santos. Na foto o Delegado Thiago Peralta.
    07/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Coletiva de imprensa sobre as mortes de Shirlene Ferreira da Silva, de 38 anos, grávida de 4 meses, morreu com 37 facadas ao tentar salvar a filha, Tauane Rebeca da Silva, 14, das investidas do criminoso. 19ª Delegacia de Polícia (P Norte) revelaram a identidade do principal suspeito de cometer o duplo assassinato. Morador do Sol Nascente, Jeferson Barbosa dos Santos. Na foto o Delegado Thiago Peralta. Ed Alves/CB/D.A Press

Para se entregar, Jeferson interpôs algumas condições aos policiais: a primeira é que ele só se renderia para a polícia do DF, nenhuma outra nem mesmo a da Bahia; a outra exigência seria de que, no momento da prisão, algum familiar dele estivesse presente. A equipe de policiais concordou. Por volta das 3h30, o preso chegou à Brasília e foi conduzido à delegacia.

Frio e calculista

Jeferson foi descrito pelos investigadores como um homem de personalidade "alterada e instável". Segundo o delegado Thiago Peralva, desde o momento da prisão, foram feitas várias tentativas de conversa com o acusado. "No começo da viagem (de volta ao DF), ele ficou calado, respondeu de forma fria (as perguntas), depois ficou agressivo, debochado, mudando o tipo de comportamento. Ele tem uma personalidade muito alterada e instável, muda muito rápido", analisa Peralva.

  • Jeferson é apontado como o principal suspeito de cometer os assassinatos
    Jeferson se entregou após ter a foto divulgada pela polícia PCDF/Divulgação

Jeferson não comentou sobre o duplo assassinato. "Ele confirmou que estava no local, no dia e no horário do crime. Que estava no córrego, desceu na cachoeira, mas diz que foi para fumar um cigarro de maconha e, depois, foi embora. Tenho 30 dias para terminar a investigação, que é o prazo da prisão temporária dele. Durante esse período, vou esclarecer se havia mais alguém no local do crime. Até o momento, ele (Jeferson) foi visto sozinho", adianta o delegado.

37 facadas

Grávida de quatro meses, Shirlene Ferreira saiu de casa às 14h30 de 9 de dezembro de 2021, na companhia da filha. Por volta das 18h30, o marido da vítima, Antônio Silva, chegou em casa e perguntou pela mulher ao filho mais novo do casal. Em resposta, o garoto disse que as duas haviam saído para ir a um córrego e não tinham retornado. Preocupados, os familiares registraram boletim de ocorrência por desaparecimento na 23ª Delegacia de Polícia (P Sul). Mãe e filha deixaram os celulares em casa antes do passeio.

Uma força-tarefa foi montada para buscar as duas mulheres, com cães farejadores, mergulhadores e helicópteros do CBMDF e da Divisão de Operações Especiais da PCDF (DOE). As equipes encontraram um guarda-chuva à margem do córrego. Os investigadores localizaram os corpos após 11 dias de buscas, distante cerca de 500 metros do córrego.

Mãe e filha estavam uma ao lado da outra, com metade dos corpos enterrados sob um lamaçal, e a outra parte coberta por folhas. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que Shirlene foi atingida 37 vezes com golpes de faca, provavelmente em uma tentativa de proteger a filha, Tauane, do agressor, segundo avaliação da polícia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Emoção no adeus a Izadora Nascimento

 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press

Sob forte comoção e revolta, familiares e amigos de Izadora de Sousa Nascimento, 8 anos, se despediram da menina usando camisetas estampadas com a foto dela e os dizeres: "de você, eu guardo a saudade mais bonita". Morta ao ser esfaqueada em Samambaia Norte no último sábado (5/2), a criança foi sepultada, na manhã de quarta-feira (9/2), no Cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga.

Izadora estava com a mãe, a tia, a avó e uma vizinha da família em casa quando o companheiro da amiga invadiu a residência e a esfaqueou, assim como as outras quatro mulheres. Izadora foi golpeada no abdômen ao tentar correr do criminoso ao ver a mãe sendo esfaqueada.

A mãe, Adélia de Sousa, 36, e a tia, Ana Carolina Paraguai, 33, sobreviveram ao ataque e acompanharam o cortejo. Abaladas, as duas precisaram ser amparadas por amigos e familiares. O padrinho da criança, muito emocionado, discursou na hora da despedida. "Sempre foi e sempre será a nossa menina", disse. Izadora foi enterrada sob uma salva de palmas.

No dia do crime, Izadora chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de domingo (6/2). Ao Correio, Michelle Ferreira Alves, 42, parente da menina, contou que os familiares tinham esperança de a garota sobreviver. "Ela estava se comunicando conosco. Ela disse que queria água e estava com dor", lamentou. A avó de Izadora, Eunice Maria de Sousa, 54, também não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de segunda-feira (7/2). Para pagar os custos do velório de Izadora, familiares e amigos promoveram uma vaquinha. A avó da menina será enterrada no Piauí, estado onde nasceu.

Brutalidade

Adenilson Santos Costa, 36, invadiu a residência onde estavam as mulheres e a menina, na QR 409, em Samambaia Norte, à procura da companheira e golpeou as vítimas covardemente. O crime aconteceu por volta das 22h45. De acordo com o delegado Rodrigo Carbone, da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), a agressão foi motivada por ciúmes, após o casal ter uma discussão.

A amiga da família e esposa do agressor, Eudicilene de Sousa Barros, 50, está internada em estado grave. Adenilson foi preso e indiciado por dois homicídios qualificados, uma tentativa de feminicídio e duas tentativas de homicídio. Na delegacia, ele confessou o crime e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do DF. O acusado foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda.

Com pedir ajuda

>> Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

- Ligue 190. Serviço disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

>> Polícia Civil do DF (PCDF)

- Ligue 197. E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br. WhatsApp: (61) 9 8626-1197. Site: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/197/violencia-contra-mulher

- Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) 1. Endereço: EQS 204/205, Asa Sul. Telefones: 3207-6172 / 3207-6195 / 98362-5673. E-mail: deam_sa@pcdf.df.gov.br. Funciona 24h.

- Deam 2. St. M QNM 2, Ceilândia. Telefones: 3207-7391 / 3207-7408 / 3207-7438. Funciona 24h.

>>Central de Atendimento à Mulher

- Ligue 180. Canal da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. A denúncia pode ser feita de forma anônima, 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

 

>> Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

- WhatsApp: (61) 9 9656-5008. Serviço 24h.

>> Secretaria da Mulher do DF

- WhatsApp: (61) 9 9415-0635

>> Núcleo de Gênero do MPDFT

Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sala 144, Sede do MPDFT. Telefones: 3343-6086 e 3343-9625. E-mail:pro-mulher@mpdft.mp.br

>> Defensoria Pública do DF

- Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher. Endereço: Fórum José Júlio Leal Fagundes, Setor de Múltiplas Atividades Sul, Trecho 3, lotes 4/6, BL 4 Telefones: (61) 3103-1926 / 3103-1928 / 3103-1765. WhatsApp (61) 9 99359-0032. E-mail: najmulher@defensoria.df.gov.br. http://www.defensoria.df.gov.br/nucleos-de-assistencia-juridica/.

>> Núcleos do Pró-Vítima

- Ceilândia
Shopping Popular de Ceilândia, Espaço na Hora. Telefone (61) 9 8314-0620. Horário: das 8h às 17h.

- Guará
Lúcio Costa QELC Alpendre dos Jovens, Lúcio Costa. Telefone (61) 9 8314-0619. Horário das 8h às 17h.

- Paranoá
Quadra 05, Conjunto 03, Área Especial D, Parque de Obras. Telefone (61) 9 8314-0622. Horário das 8h às 17h

- Planaltina
Fórum Desembargador Lúcio Batista Arantes, 1º Andar, salas 111/114. Telefone (61) 9 8314-0611 / 3103-2405. Horário das 12h às 19h.

- Recanto das Emas
Estação da Cidadania, Céu das Artes, Quadra 113, Área Especial 01. Telefone (61) 9 8314- 0613. Horário das 8h às 17h

- Itapõa
End.: Praça dos Direitos, Quadra 203, Del Lago II. Telefone (61) 9 8314-0632. Horário das 8h às 17h.

- Taguatinga
Administração Regional de Taguatinga, Espaço da Mulher, Praça do Relógio. Telefone (61) 9 9168-0556. Site: https://www.sejus.df.gov.br/pro-vitima/.

>> Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS)

- Disque 125. A ligação é gratuita e o serviço é realizado pela Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação