Transporte Público

Ônibus do entorno contarão com a mesma bilhetagem eletrônica que a do DF

Empresas que operam as linhas entre o entorno e a capital devem instalar um leitor de cartões em seus carros, dentro de um prazo de 150 dias, estabelecido pelo GDF.

Paulo Martins*
postado em 11/02/2022 17:13 / atualizado em 11/02/2022 17:14
Decisão deve tornar as viagens mais seguras e mais práticas -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Decisão deve tornar as viagens mais seguras e mais práticas - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Decisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) determinou que o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA Semiurbano) deverá ser instalado nos ônibus do entorno. O prazo de 150 dias, estabelecido pela pasta, vale desde esta quinta-feira (10/2).

O novo sistema vai permitir o pagamento das viagens no serviço de transporte público, podendo utilizar o mesmo cartão de passagens dos coletivos do DF, incluindo o metrô. O SBA Semiurbano também permitirá a integração entre os serviços do DF e do entorno. Todos os ônibus que atendem o transporte rodoviário coletivo deverão contar com o equipamento. O Passe Livre Estudantil segue como um direito dos estudantes que moram exclusivamente no DF, não valendo seu uso em linhas que cobrem o território goiano.

A bilhetagem automática para as linhas do entorno deverá reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e aumentar a segurança nas viagens, reduzindo as ocorrências de roubos nos ônibus.
Além disso, a Semob poderá planejar e fiscalizar a prestação de serviços das operadoras do transporte rodoviário do entorno, utilizando dados dos veículos sobre a regularidade das viagens e a quantidade de passageiros transportados, por categoria.

A pedagoga e professora Liliane Martins Gomes, 40 anos, costuma ir do Valparaíso ao Recanto das Emas, e aprecia a inclusão do bilhete automático: “Facilitará muito, as passagens são muito caras e os valores são bem fracionados, o que dificulta o pagamento e o troco. Como muita gente faz trajetos do entorno para Brasília, esse valor ‘quebrado’ será um problema a menos”, afirma.

A decisão permite as análises dessas informações para que a Semob defina políticas públicas de mobilidade urbana e o planejamento estratégico do transporte público. O BRB será responsável pelos cadastros de usuários, comercialização dos cartões e gestão da bilhetagem eletrônica do entorno, sendo úteis os serviços do portal BRB Mobilidade.

Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação