GOLPE

Mulher quase perde R$ 26 mil em golpe do falso leilão de carros no DF

Segundo a vítima, uma faixa com informações do site onde haveria o falso leilão estava em frente a uma unidade do Detran-DF. O departamento orientou para que os interessados no leilão do Detran-DF acessem o site oficial da instituição

Pablo Giovanni*
postado em 14/02/2022 17:58 / atualizado em 14/02/2022 18:08
 (crédito: Divulgação/TRT-10)
(crédito: Divulgação/TRT-10)

Uma produtora cultural quase perdeu R$ 26 mil em um golpe do falso leilão de carros pela internet. Segundo a vítima, os valores acessíveis do veículo que ela tinha interesse, um carro HB20 1.0 do ano de 2016, e o endereço do site na internet ser parecido com o do Detran, foram chamativos para quase ela cair no golpe. Ela descobriu o falso leilão através de uma placa instalada em frente a uma unidade do Detran.

De acordo com a moradora do Jardim Botânico, Fernanda Vasconcelos, de 47 anos, ela encontrou informações do site do suposto leilão em uma faixa instalada em frente ao depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF), no Autódromo de Brasília. A audácia dos criminosos quase fez com que a produtora caísse no golpe. “Vi uma faixa em frente ao Detran (veja o vídeo abaixo), falando sobre esse leilão e por isso entrei no site. Tem vários carros lá e quando fiz o contato, pediram minha CNH para validar meu cadastro”, conta.

Ainda de acordo com a produtora, os veículos por estarem sendo leiloados com preços abaixo do valor de mercado é o principal atrativo para que haja pessoas que possam cair no golpe. “Mandei minha CNH no sábado pelos dois meios do site, que era o WhatsApp e na opção do Clique Aqui. Como o site não caiu durante o fim de semana, e eu não tenho experiência, eu fui acompanhando. Só soube hoje que existe uma loja de leilões credenciada pelo Detran-DF que faz os leilões”, diz.

Apesar de quase ter caído no golpe, práticas criminosas do tipo se tornam mais frequentes quando se aproximam leilões do Detran. A produtora acredita que, pelo leilão do Detran-DF começar nesta semana, a prática do crime se intensifica nesses dias. “Tinha até um edital, firmando o acordo do veículo. Falaram que eu tinha que pagar até às 16h30 de hoje, e caso eu desistisse eu teria que pagar uma multa de 5%. Eles pegaram meu CPF. Espero que ninguém tenha caído nesse golpe, porque o site parece muito, além da placa instalada na parede do departamento”, desabafa. Pelos criminosos terem acesso ao CPF de Fernanda, além de efetuarem ligações solicitando o pagamento no falso leilão, ela decidiu fazer um boletim de ocorrência.

Detran dá orientações

Com a proximidade do primeiro leilão do Detran-DF em 2022, o departamento deu algumas orientações para que as pessoas não caiam em golpes. De acordo com o Detran, é permitida a visitação dos veículos, mas somente para avaliação visual onde os veículos estão expostos.

O departamento ainda reiterou que informações sobre edital, além do próprio leilão, ficam disponíveis no site do Departamento (www.detran.df.gov.br), além do site do leiloeiro oficial, pelo site www.flexleiloes.com.br. Para que sejam evitados golpes, o departamento pede que os interessados observem o endereço eletrônico e certifiquem-se de que se trata de um dos endereços citados.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação