Infraestrutura

Rodoviária do Plano Piloto pode ganhar bicicletário

Audiência pública irá debater o tema. Além de renovar as ciclovias no entorno do terminal rodoviário, novas estruturas poderão sair do papel

Correio Braziliense
postado em 15/02/2022 17:13
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Uma audiência pública marcada para sexta-feira (18/2) discutirá a instalação de um bicicletário na Rodoviária do Plano Piloto. A realização da audiência é uma determinação da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário, pertencente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), com aval da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb).

A reunião ocorrerá em formato virtual, a partir das 14h15, e tem finalidade probatória, contando com a participação de diversas entidades e movimentos a favor da mobilidade sustentável no Distrito Federal, além de especialistas no tema.

A ação civil pública teve como suporte o relatório elaborado por peritos do Ministério Público, após vistoria realizada no local em fevereiro de 2020. Entre outras irregularidades, o documento apontou a ausência de um bicicletário, além de ciclofaixas desativadas ou com pintura apagada, calçadas em mau estado de conservação e descontinuidade no trajeto das ciclovias.

O objetivo da audiência é discutir a disponibilização de um bicicletário com dimensões e recursos de segurança compatíveis com as características do local. A ideia  é construir um traçado contínuo, bem iluminado, seguro e sem obstáculos para ciclistas, pedestres e pessoas com deficiência. O incremento de paraciclos também será avaliado. Interessados em participar da audiência poderão acompanhar a live pelo canal oficial da VMADUF/TJDFT, no YouTube.

Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação