Infraestrutura

Presidente da Ceasa e produtores pedem isenção de IPTU e taxa do SLU ao GDF

A demanda foi levantada na manhã desta quinta-feira (17/2) durante visita do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao local. Proposta será avaliada pelos órgãos responsáveis

Edis Henrique Peres
postado em 17/02/2022 12:58 / atualizado em 17/02/2022 14:39
Governador ouviu pleitos dos feirantes -  (crédito:  RENATO ALVES/ Agência Brasília)
Governador ouviu pleitos dos feirantes - (crédito: RENATO ALVES/ Agência Brasília)

Em articulação com o Governo do Distrito Federal, a Central de Abastecimentos do Distrito Federal (Ceasa-DF) e associações de produtores pediram isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O objetivo é permitir que os produtores reduzam os gastos de manutenção dos seus serviços.

De acordo com o presidente da Ceasa, Fábio Sousa, "a cidade da alimentação", como é chamada pelos trabalhadores, é responsável por 25% do que é consumido na capital federal. "Daqui de dentro saiu em 2021, mais de 397 bilhões de toneladas de alimentos, então a cidade tem uma importância muito grande. E no ano que a Ceasa completa 50 anos de existência, essa possível isenção é importante, pois possibilita que o produtor tenha um gasto menor aqui dentro. Nós funcionamos como um condomínio, ou seja, tudo que é gasto, é repartido entre todos”, destaca.

Segundo Fábio, “o governo recebeu bem a proposta”. “Agora vamos encaminhar ao jurídico em qual parte a Ceasa poderia se encaixar para ter a isenção da taxa do SLU. Também estamos analisando um novo plano de cargo e salário dos trabalhadores, que é o mesmo desde 1991”, detalha.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inicialmente visitou a Ceasa para conversar com os feirantes e assinar um acordo de troca de iluminação do local. “A ideia é justamente trazer benefício para essa comunidade que ajuda a abastecer o Distrito Federal. São pessoas humildes, produtores rurais e vendedores que estão aqui há muitos anos e precisam de um carinho do governo”, avaliou.

“Desde dezembro que a Novacap vem aqui fazendo operações, trouxemos aqui para dentro também a Polícia Militar e o Detran (Departamento de Trânsito) para organizar o andamento (de carros). Tínhamos antes um problema muito sério de utilização de drogas e a PM conseguiu reprimir bastante e o que a gente quer é estar junto com os produtores e as associações”, defendeu.

Iluminação

Presidente da Associação dos Produtores de Hortifruti do DF e Entorno (Asphor), Sandra Vitoriano, durante a madrugada os trabalhadores sofrem com a má iluminação do local. “Ele (Ibaneis) veio assinar uma demanda nossa, que é o Ceasa 100% iluminada, que traz lâmpadas de LED. Isso vai melhorar a situação, porque na madrugada aqui é muito sombrio, e o produtor é muito sombrio e o trabalhador fica refém. Aqui tem um fluxo de gente muito grande. São mais de 3 mil pessoas circulando na madrugada”, destaca.

De acordo com o presidente da CEB, Edison Garcia, “serão trocadas 211 lâmpadas”. “Os serviços começam na próxima semana porque o governador já deu a ordem de execução. Devemos entregar isso em 20 dias. O valor do acordo é de R$ 138 mil”, explicou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação